Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Qual a Recompensa para aqueles que praticam o Jejum?

Qual a Recompensa para aqueles que praticam o Jejum?

Mateus 6:16-18 Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.

Não, nós não fazemos pela recompensa, mas há uma recompensa envolvida. Há uma recompensa para os que esperam por Deus e não tomam um atalho para se sentir bem através dos elogios das pessoas. Então, o que é esta recompensa?

1. Poderá conhecer Deus melhor e torna-se mais íntimo com Ele. Ele lhe dará o desejo do seu coração, o desejo por Ele.

2. Será mais sensível espiritualmente. Poderá ouvir Sua voz melhor e entender Sua vontade mais claramente.

3. Ele chegará perto de você, entrará nas situações que não parecem ter nenhuma solução e agirá de acordo com Sua vontade.

Seria a disciplina outro motivo para o Jejum?

Seria a disciplina outro motivo para o Jejum?

Ainda há outro motivo bíblico para o jejum. A fome é um dos apetites básicos do homem, e a gula um pecado capital. Portanto, "o domínio próprio" não tem significado se não incluir o controle de nossos corpos, e é impossível sem a autodisciplina. Paulo usa o atleta como exemplo. Para participar dos jogos este tem de estar fisicamente apto, e por isso treina. Seu treinamento inclui a disciplina de um regime alimentar adequado, sono e exercícios: "Todo atleta em tudo se domina". E os cristãos participantes da competição cristã devem fazer o mesmo. Paulo escreve sobre "esmurrar" o seu corpo (deixando-o todo roxo) e sobre subjugá-lo (conduzindo-o como um escravo). (I Co. 9:24-27) Isto não se refere ao masoquismo (sentir prazer na dor), nem ao falso ascetismo (tal como usar uma camisa áspera ou dormir sobre uma cama de pregos), nem a uma tentativa de ganhar mérito como os fariseus no templo (Lc. 18:12). Paulo rejeitaria todas essas idéias, e nós também. Não temos motivos para "punir" nossos corpos, pois são criação de Deus; mas devemos discipliná-los para que nos obedeçam. E o jejum, sendo uma abstinência voluntária de alimento, é uma forma de aumentar o nosso autocontrole.

Jejum é uma disciplina, um ato de domínio próprio, como oração e leitura da Bíblia. Sabemos que muitos de nós não nascemos como “guerreiros de oração”, independente da imagem que tentamos mostrar como a “Fulana” que alega acordar todos os dias as 3:30 da madrugada, sem um despertador, só para orar. E deixe me falar, ela só pára as 8:00 para que possa ler sua Bíblia até ao meio-dia. Não existem muitas pessoas assim. A maioria de nós temos que literalmente decidir sair da cama e "buscar ao Senhor". Não é algo que tem suas raízes no desejo, mas num sentido de dever. É a mesma coisa quando falamos de ler a Bíblia ou jejuar. Ninguém pensa em morrer de fome, quer dizer, jejuar, como algo desejável. Com certeza aqueles que treinam para correr uma maratona não acham muito divertido ou desejável correr 150 quilômetros por semana. A coisa é que eles não o fazem porque acham desejável, eles fazem porque têm um alvo;
o resultado final de completar a maratona ou até ganhar é o que eles querem, e isso a qualquer preço, bem como aqueles que verdadeiramente querem conhecer Jesus enquanto ainda estão nessa terra.

Pense bem comigo. Vai ser bem esquisito para alguns de nós quando chegarmos ao céu. Imagine a cena. Você vê um rapaz falando com todo mundo e apertando mãos e você sarcasticamente pergunta, "Quem é o político"? e alguém responde, "Aquele é Jesus". Opa! E então você pergunta ao rapaz que está ao seu lado se ele conhece Jesus e se pode te apresentar a Ele. Sim, sei que estou sendo duro talvez e quem sabe devaneando um pouco, mas sei que existe como conhecer Ele aqui e sei também que uma boa parte não O conhece intimamente. É muito como o casamento, somente dormindo ao lado do seu marido ou sua esposa não resultará num relacionamento íntimo. E colocar sua Bíblia embaixo do seu travesseiro não vai te fazer um pastor ou pregador. Acho que é por isso que Paulo nos alertou: “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”, em outras palavras, “trabalhe”. Existe um esforço do nosso lado. Vamos ver um pouco mais sobre o que Paulo diz, ele era sempre bom de acabar com a festa.

1 Coríntios 6:12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”

O que é que nos domina, isso é, nosso mestre!? Pode ser qualquer coisa. Mas vamos diretamente ao ponto, quantos de nós estamos controlados pelos nossos estômagos? E antes de você gritar, "Eu não!" permita-me fazer algumas perguntas:

Você fica irritado quando é a hora de comer e a comida não está pronta?

Você fica irritado se não tem comido por um tempo?

Você fica irritado quando não há qualquer alimento na geladeira ou quando alguém comeu o último pedaço de algo que você queria?

Você às vezes come quando não tem fome, mas somente porque é a hora da refeição?

Para muitos de nós, estas são perguntas que preferimos não responder, pois trazem uma certa quantia de incômodo e condenação às nossas vidas, coisas que nós tentamos evitar a todo custo. Mas a verdade é que fomos condicionados a dobrar os nossos joelhos ao deus onipotente chamado estômago. É ele quem manda. É a ele que nós devemos obediência. É ele quem determina o que nós fazemos e quando durante o dia. Pode mexer com qualquer coisa, mas não mexe com as refeições. Se fomos realmente, dolorosamente honestos, nós talvez admitamos que obedecemos os nossos estômagos mais do que obedecemos a Deus. Ai!

Filipenses 3:19 “O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre (estômago), e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.”

Comer, em si, não está errado, nem é o inimigo. Mas o desejo de comer que freqüentemente se acha acima de todos os outros é perigoso e aí achamos o traidor. O que nós achamos lá é um desejo que é muitas vezes mais forte do que nosso desejo de buscar a Deus. Se dado uma escolha entre tomar o desjejum e ler nossa Bíblia, uma grande maioria de nós tomaria o desjejum, pois sabemos que o desjejum é "a refeição mais importante do dia", e assim nós comemos e saímos com a promessa vazia de ler nossa Bíblia mais tarde.

O final de tudo é isto: "Quem ou o quê manda em sua vida"? Você está disposto a perder uma refeição para gastar tempo com Deus? Porque isto, meu amigo, é a essência do jejum. É algo dentro de você que fala, "Eu realmente quero passar tempo com Deus, mais do que comer, ainda que signifique que eu talvez esteja atrasado pra algo". É tão real. E mesmo no começo se não é assim, ainda é o lugar que nós esperamos chegar.
Intimidade com Deus é o resultado do nosso jejum, e a sua razão.

OS 9 TIPOS DE JEJUM

OS 9 TIPOS DE JEJUM
Texto: Isaías 58: 1 a 12

O Dr. Elmer Towns observou que o texto de Isaías, antes de ser um chamado ao evangelho social, é uma descrição dos resultados extraordinários que podem acontecer quando nos submetemos á disciplina do jejum.

É importante aprender nessa passagem os tipos de jejuns que não agradam a Deus bem como compreender os tipos que ele escolhe. O povo estava jejuando, mas sem obter resultados e o motivo é que eles ignoravam o modo de jejuar que poderia mudar a vida deles.

Não devemos interpretar os primeiros versículos como um chamado ao evangelho social no sentido de negar a adoração a Deus. O Senhor não estava pedindo que eles parassem de jejuar, mas que fizessem do jejum mais do que um mero ritual religioso.
Os versos 6 a 8 nos mostram 9 tipos de jejuns que podemos encontrar na palavra de Deus.

1. Jejum para soltar as ligaduras da impiedade
2. Jejum para desfazer as ataduras da servidão
3. Jejum para libertação dos oprimidos
4. Jejum para despedaçar o jugo
5. Jejum para repartir o pão com o faminto e abrigar o pobre desamparado
6. Jejum para romper a luz
7. Jejum para a cura
8. Jejum pela justiça de Deus
9. Jejum pela glória de Deus

Para exemplificar e esclarecer a importância dessas nove razões para jejuar, escolhi nove personagens bíblicos cuja vida ilustra cada um dos aspectos mencionados em Isaías.

1. O jejum do discípulo
Objetivo: “Soltar as ligaduras da impiedade” Is. 58:6
Buscar libertação da escravidão do pecado e do diabo para si mesmo ou para outros.
Texto: Mt. 17:21
Existem certas castas de demônios que só saem pela oração acompanhada de jejum. Os discípulos não jejuavam por isso não puderam libertar o garoto – daí o título “jejum do discípulo”.

Atitudes:
Ø Renuncie a todo controle falso do inimigo
Ø Reconheça o auto-engano. Nos enganamos quando não chamamos o pecado de pecado.
Ø Perdoe para vencer a amargura. O ressentimento é um tipo de prisão.
Ø Submeta-se à autoridade de Deus e da igreja. A autoridade pode quebrar ligaduras.
Ø Assuma a responsabilidades pessoais. Precisamos mudar a nossa maneira de confessar os pecados . Em vez de dizer eu confesso, deveríamos dizer: eu me responsabilizo por esse pecado e reconheço que ele é passível da disciplina de Deus. Não culpe os outros e nem o diabo.
Ø Livre-se de influências pecaminosas. Se o teu olho te faz pecar, arranque-o. Se a internet te faz pecar, arranque-a. Se certo amigo te faz pecar, arranque-o. Etc.

2. Jejum de Esdras
Objetivo: “Desfazer as ataduras da servidão” Is. 58:6
Resolver problemas, invocar a ajuda do espírito Santo para avaliar pesos e superar barreiras que nos impedem de caminhar com alegria diante do senhor.
Texto: Ed. 8:23
O Senhor já havia liberado a bênção de voltar para a terra de Israel, mas havia inimigos no caminho que tentavam bloquear a benção. No mesmo princípio, já temos a benção do Senhor mas ás vezes precisamos romper com pesos e resolver problemas.
Esdras tinha que fazer uma viagem levando 3,5 toneladas de ouro, 2,6 toneladas de prata. Imagine você no lugar dele. Será que também faria um jejum?

Atitudes:
Ø Escolha os que se comprometerão em jejuar com você. Esdras convocou todo o povo que estava com ele para jejuar.
Ø Compartilhe o problema para ser ajudado. Esdras disse claramente que o jejum era para terem uma viagem feliz e segura.
Ø Jejue com seriedade. Jejum não é apenas se abster de alimentos, implica em afligir a alma com oração e intercessão com agonia. Esdras os convidou para se humilharem.
Ø Jejue antes de tentar uma solução. Observe que Esdras não jejuou durante a viagem, mas antes.
Ø Jejue no lugar ou com algo que simbolize o problema. Esdras não fez um retiro, mas foi para o lugar do desafio.
Ø Jejue esperando orientação. Depois de jejuar Esdras tinha a solução. O ouro foi pesado na saída e na chegada. A oferta foi distribuída entre 12 homens para que vindo o ladrão não levasse todo o tesouro. Por fim ele escolheu o caminho certo sob a direção de Deus.

3. O jejum de Samuel
Objetivo: “Para por em liberdade os oprimidos” Is. 58:6
Para ganhar almas, para se identificar com pessoas escravizadas, para orar e ser usado por Deus para tirar as pessoas do reino das trevas e traze-las para o reino de Deus. É o jejum por avivamento.
Texto: I Sm. 7:6
Samuel jejuou para que Israel fosse liberto do pecado.

Atitude:
Ø Convoque a célula para reunir e jejuar (v. 5-6)
Ø Demonstre arrependimento genuíno (v. 3 e 6)
Ø Afaste-se do pecado secreto. Não devemos nos contentar com os pecados que conhecemos, devemos pedir luz a Deus e pedir que ele nos sonde. Confessar pecado conhecido restaura comunhão, mas reconhecer o pecado secreto traz avivamento.
Ø Faça a confissão de pecado pelo grupo. Daniel confessou o pecado pela nação (Dn. 9). Podemos confessar o pecado por aqueles por quem estamos orando.
Ø Espere a liberação de uma palavra de Deus. Nos dias de Samuel as palavras eram raras (I Sm 3:1), mas depois desse jejum veio a palavra de Deus.
Ø Faça do seu jejum um símbolo de sua atitude. Mude a sua roupa, raspe a sua cabeça, faça um retiro, etc.

4. O jejum de Elias
Objetivo: “Despedaçar todo jugo” Is. 58:6
Superar problemas emocionais ou mentais que controlam nossas vidas e devolver o controle ao Espírito do Senhor. Há pessoas que vivem debaixo de opressão, outras oscilam o tempo todo o estado de espírito, algumas são descontentes e ainda outras vivem debaixo de depressão.
Texto: I Rs. 19: 4 e 8
Embora não se diga que era um jejum, Elias deliberadamente ficou sem se alimentar quando fugia de Jezabel. Depois desse jejum Elias foi ministrado no monte do Senhor.

Atitudes:
Ø Prepare-se física e emocionalmente. Elias se preparou para um jejum prolongado dormindo e comendo (v. 5-8). Todo jejum exige uma preparação.
Ø Reconheça seus limites. Reconheça que você não consegue a força do hábito sozinho. Permite que os o ajudem a mudar suas atitudes e disposições mentais.
Ø Vá para um lugar onde você possa encontrar-se com Deus. Elias queria encontrar-se com Deus em Horebe (v. 8).
Ø Jejue para ouvir a palavra do Senhor. Elias jejuou para ouvir a voz de Deus (v. 9).
Ø Deixe que a Palavra de Deus revele sua fraqueza. Assim como perguntou para Adão “onde estás?”, Deus perguntou para Elias “que fazes aqui?”. As perguntas de Deus são uma oportunidade para entrarmos em contato conosco mesmos.
Ø Confesse sua fraqueza diante de Deus. Elias se sentia fracassado na sua missão (v. 10).
Ø Não espere sempre manifestações extraordinárias de Deus. Observe que Deus falou com Elias no vento suave (v. 11 a 13).
Ø Veja a palavra de Deus de maneira positiva. Elias se sentia fracassada em levar a nação de volta para Deus, mas Deus mostrou que ele não era o único, havia mais sete mil. Deus ainda lhe deu uma missão (v. 15 e 16).

5. O jejum da viúva
Objetivo: “Repartir o pão com o faminto e abrigar o pobre desamparado” Is. 58:7
Suprir as necessidades básicas das pessoas que estão ao nosso derredor.
Texto: I Rs. 17: 13-16
Deus enviou o profeta Elias a uma viúva pobre que estava prestes a morrer de fome. Mas Elias em vez de dar-lhe comida, pediu o que ela tinha para ele mesmo. Quando a viúva resolveu dar ao profeta a última comida que lhe restava, ficando ela mesma de jejum, o Senhor fez o milagre da multiplicação.

Atitudes:
Ø Volte-se apara o seu próximo.
Ø Reconheça as próprias bênçãos
Ø Separe uma parte do seu próprio suprimento para suprir outros.
Ø Jejue e ore para receber orientação de Deus.
Ø Ore por aqueles a quem você ajuda.
Ø Identifique-se com o sofrimento dos outros.



6. O jejum de Paulo
Objetivo: “Romper a luz como a alvorada” Is. 58:8
Quando temos que tomar decisões cruciais, precisamos permitir que aluz de Deus venha trazer discernimento e uma perspectiva esclarecedora.
Texto: At. 9:9
Depois de encontrar com o Senhor no caminho de Damasco e ficar cego, Paulo começou a jejuar e no final desse jejum Ananias foi enviado a ele para que voltasse a ver e fosse batizado.

Atitudes:
Ø Separe tempo para ouvir o Senhor. Se precisamos tomar decisões cruciais em nossa vida precisamos separar tempo para jejuar.
Ø Faça uma auto-avaliação honesta. Quando Deus quer que avaliemos nossa vida ele nos faz perguntas. Paulo tinha uma pergunta na cabeça: “Saulo, Saulo porque me persegues?”. Esta pergunta colocou Paulo em cheque. Ele queria agradar a Deus, mas estava errado.
Ø Deixe de lado o seu esforço e renda-se a Deus. Tempo de jejum não é tempo de empreendimento. Paulo parou e esperou em Deus.
Ø Procure um lugar apropriado para orar.
Ø Aplique-se à oração. No verso 11 se diz que ele estava orando.
Ø Obedeça o que você ouviu de Deus. Em 26: 19 Paulo diz que não foi desobediente a visão celestial.

7. O jejum de Daniel
Objetivo: “Atua cura brotará sem detença” Is. 58:8
Para conseguir uma vida mais saudável ou receber cura para alguma enfermidade.
Texto: Dn. 1:8
Para honrar a Deus, Daniel se absteve de alimentos pagãos e manjares do rei. No final o resultado foi que ele estava mais saudável que os demais da corte do rei.

Atitudes:
Ø Tenha um compromisso espiritual no seu jejum. Daniel queria honrar a Deus não comendo coisa imunda (1:8). Não faça do seu jejum apenas uma dieta.
Ø Faça do seu jejum um tempo de disciplina. Durante 10 dias Daniel se disciplinou (1:12).
Ø Ore para compreender onde há pecado na sua dieta alimentar. A comida de Babilônia era imprópria para um judeu, mas hoje há comidas que são impróprias para o templo do Espírito.
Ø Faça do seu jejum uma declaração de fé. O jejum de Daniel foi um ato de fé porque ele pediu para ser comparado com outros jovens no final (v. 13-15).
Ø Entenda que o próprio jejum é um meio legítimo de ter saúde física.

8. O jejum de João Batista
Objetivo: “A tua justiça irá adiante de ti” Is. 58:8
Que o nosso testemunho e influência do sal do Senhor em nossas vidas sejam alcançados diante das pessoas.
Texto: Lc. 1:15
João Batista tinha um jejum como estilo de vida pois era nazireu, não bebia nada que viesse da uva. Isso o caracterizava como alguém separado pelo Senhor para uma missão especial.

Atitudes:
Ø Faça do seu jejum uma proclamação de sua separação para Deus.
Ø Decida ser alguém que possui uma vida devotada a Deus.
Ø Trabalhe com a possibilidade de fazer do jejum um estilo de vida.
Ø Registre por escrito o testemunho que você desejar obter. O alvo do jejum de João Batista é tornar-se uma luz resplandecendo nas trevas.
Ø Submeta seu estilo de vida a Jesus.

9. O jejum de Ester
Objetivo: Que “a glória do Senhor” esteja sobre nós. Is. 58:8
O jejum de Ester não foi para poupar a própria vida, mas para que a glória do Senhor se manifestasse livrando seu povo.
Atitudes:
Ø Reconheça o inimigo como a origem do perigo. O jejum de Ester é por um livramento extraordinário de Deus, que traga glória ao seu nome
Ø Entenda a natureza da batalha espiritual.
Ø Reconheça o poder de Deus para guarda-lo.
Ø Jejue para vencer a cegueira espiritual. Muitas vezes não percebemos as armadilhas do maligno ao nosso derredor. Precisamos de luz de Deus.
Ø Entenda que o jejum é apenas parte do processo. A batalha continua indo até quem tem autoridade para resolver ou buscando todos os meios possíveis.
Ø Jejum para batalha são mais efetivos se feitos em grupo. Ester pediu para que todo o povo jejuasse (Et. 4:16).

O Jejum tem fundamento bíblico?

O Jejum tem fundamento bíblico?

1Reis 21:9 As cartas diziam o seguinte: "Mandem avisar que vai haver um dia de jejum, reúnam todo o povo e ponham Nabote no lugar de honra.”

Neemias 9:1 No dia vinte e quatro desse sétimo mês, o povo de Israel se reuniu para jejuar a fim de mostrar a sua tristeza pelos seus pecados. Eles já haviam se separado de todos os estrangeiros. Em sinal de tristeza, vestiram roupas feitas de pano grosseiro e puseram terra na cabeça. Então se levantaram e começaram a confessar os pecados que eles e os seus antepassados haviam cometido.

Ester 4:3 E, em todas as províncias, em todos os lugares onde foi lida a ordem do rei, os judeus começaram a chorar em voz alta. Eles se lamentaram, choraram e jejuaram, e muitos deles vestiram roupas feitas de pano grosseiro e se deitaram sobre cinzas.

Ester 9:31 Assim como haviam marcado para si mesmos e para os seus descendentes dias de festas e de jejum, eles deveriam seguir essas ordens do judeu Mordecai e da rainha Ester.

Salmos 35:13-14 Quanto a mim, porém, estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em oração me reclinava sobre o peito, portava-me como se eles fossem meus amigos ou meus irmãos; andava curvado, de luto, como quem chora por sua mãe.

Salmos 109:24 De tanto eu jejuar, os meus joelhos tremem, e o meu corpo é pele e osso.

Isaias 58:3-4, 6 O povo pergunta a Deus: "Que adianta jejuar, se tu nem notas? Por que passar fome, se não te importas com isso?" O SENHOR responde: "A verdade é que nos dias de jejum vocês cuidam dos seus negócios e exploram os seus empregados. Vocês passam os dias de jejum discutindo e brigando e chegam até a bater uns nos outros. Será que vocês pensam que, quando jejuam assim, eu vou ouvir as suas orações? Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão.”

Jeremias 36:6 Mas quero que você vá até lá quando o povo estiver jejuando. Leia o rolo em voz alta, de modo que eles escutem tudo o que o SENHOR Deus me disse e que eu ditei a você. Faça isso de maneira que o povo e também os que vierem das cidades de Judá possam ouvir.

Jeremias 36:9 No nono mês do quinto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, em Judá, o povo ficou em jejum diante de Deus, o SENHOR. Tomaram parte nesse jejum todos os que viviam em Jerusalém e todos os que tinham vindo das cidades de Judá.

Daniel 9:3 Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza.

Joel 2:12 O SENHOR Deus diz: "Mas agora voltem para mim com todo o
coração, jejuando, chorando e se lamentando.”

Mateus 4:2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.

Mateus 6:16 Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa.

Mateus 6:17-18 Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.

Marcos 2:18-20 Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas chegaram perto de Jesus e disseram a ele: - Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam. Por que é que os discípulos do senhor não jejuam? Jesus respondeu: - Vocês acham que os convidados de um casamento jejuam enquanto o noivo está com eles? Enquanto ele está presente, é claro que não jejuam! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!

Marcos 9.29; Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e jejum].

Lucas 2:37 Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações.

Atos 13:2 Certa vez, quando eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse: - Separem para mim Barnabé e Saulo a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado.

Atos 14:23 Em cada igreja os apóstolos escolhiam presbíteros. Eles oravam, jejuavam e entregavam os presbíteros à proteção do Senhor, em quem estes haviam crido.

Acho que com tudo isso não há mais dúvidas sobre a prática de jejum ser ou não bíblica, pois foi algo praticado pelos seguidores de Cristo. Se você é seguidor de Deus, você deve jejuar. E em tempos mais recentes, havia pessoas que não consideravam que alguém era um autêntico cristão se não jejuasse. Mas em algum lugar no curso do tempo, estas verdades e crenças foram perdidas e deram passagem a uma versão mais “moderna” do que é um seguidor de Deus, versão essa em que você não necessariamente tem que estar envolvido numa igreja nem ler sua Bíblia. E nem perca seu tempo mencionando a palavra "jejum”. Mesmo assim, existem mais de 21 referências sobre jejum na Bíblia que nos traz o entendimento de que é algo realmente bíblico e nos leva a perguntar, "Por que jejuar?"

O jejum deve sempre centrar-se em Deus. Deve ser de iniciativa divina e ordenado por Deus. Como a profetiza Ana, precisamos cultuar em jejuns (Lucas 2.37). Todo e qualquer outro propósito deve estar a serviço de Deus. Como no caso daquele grupo apostólico de Antioquia, “servindo ao Senhor” e “jejuando” devem ser ditos de um só fôlego (Atos 13.2). C. H. Spurgeon escreveu: “Nossas temporadas de oração e jejum no Tabernáculo têm sido, na verdade, dias de elevação; nunca a porta do céu esteve mais aberta; nunca nossos corações estiveram mais próximos da Glória central”.
Deus interrogou o povo no tempo de Zacarias: “Quando jejuastes... acaso foi para mim que jejuastes, com efeito para mim” (Zacarias 7.5). Se nosso jejum não é para Deus, então fracassamos. Benefícios físicos, êxito na oração, dotação de poder, discernimentos espirituais ? estas coisas nunca devem tomar o lugar de Deus como centro de nosso jejum. João Wesley declarou: “Primeiro, seja ele [o jejum] feito para o Senhor com nosso olhar fixado unicamente nele. Que nossa intenção seja esta, e esta somente, de glorificar a nosso Pai que está no céu...”. Esse é o único modo de sermos salvos de amar mais a bênção do que Aquele que abençoa.

O Jejum serve para orientação ou benção especial

O Jejum serve para orientação ou benção especial

Não devemos, entretanto, nos humilhar diante de Deus apenas em arrependimento por pecados passados, mas também na dependência dele para a misericórdia futura. E aqui, novamente, o jejum pode expressar a nossa humildade diante de Deus. Pois se "o arrependimento e o jejum" andam juntos nas Escrituras, "a oração e o jejum" são ainda mais freqüentemente reunidos. Não constitui uma prática regular, pois nem sempre jejuamos quando oramos, mas algo ocasional e especial, quando precisamos buscar a Deus para orientação ou bênção especial e, então, nos abstemos do alimento e de outras distrações para fazê-lo.
Vejamos alguns exemplos:
1) Moisés jejuou no monte Sinai imediatamente depois que foi renovada a aliança pela qual Deus aceitou a Israel como seu povo;
2) Josafá, vendo que os exércitos de Moabe e Amom avançavam sobre ele, "se pôs a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá";
3) a rainha Ester, antes de arriscar a sua vida apresentando-se diante do rei, insistiu com Mordecai que reunisse os judeus e que jejuassem por ela, enquanto ela e suas criadas faziam o mesmo;
4) Esdras proclamou um jejum antes de conduzir os exilados de volta a Jerusalém, "para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso";
5) e, como já mencionamos, nosso Senhor Jesus jejuou exatamente antes de começar o seu ministério público;
6) e a igreja primitiva seguiu-lhe o exemplo;
7) a igreja de Antioquia jejuou antes de Paulo e Barnabé serem enviados em sua primeira viagem missionária;
8) e eles próprios, antes de designar anciãos em cada nova igreja que iam organizando.
São evidências claras de que empreendimentos especiais exigem orações especiais, e que orações especiais envolvem o jejum.

O Jejum e a confissão de pecados

O Jejum e a confissão de pecados

Não temos dúvidas de que, nas Escrituras, o jejum se relacionava de diversos modos com a renúncia e a autodisciplina. Em primeiro lugar e principalmente, "jejuar" e "humilhar-se diante de Deus" são termos virtualmente equivalentes (por exemplo, Sl 35:13; Is 58:3, 5). Às vezes era uma expressão de penitência por pecados passados. Quando as pessoas estavam profundamente amarguradas por seu pecado e culpa, choravam e jejuavam. Exemplos:
a) Neemias reuniu o povo "com jejum e pano de saco" e "fizeram confissão dos seus pecados";
b) os habitantes de Nínive arrependeram-se quando Jonas pregou, proclamaram um jejum e vestiram-se de pano de saco;
c) Daniel buscou a Deus "com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza", orou ao Senhor seu Deus e fez confissão dos pecados do seu povo;
d) e Saulo de Tarso, depois de sua conversão, foi levado a penitenciar-se de sua perseguição a Cristo, pois durante três dias não comeu nem bebeu (Ne. 9:1,2; Jn. 3:5; Dn. 9:2ss; At. 9:9).
Às vezes, mesmo hoje em dia, quando o povo de Deus está convencido do pecado e é levado ao arrependimento, não é coisa fora de propósito que, em sinal de penitência e tristeza, chore e jejue. A homilia anglicana intitulada "Das Boas Obras, e do Jejum" dá a entender que esse é o modo de aplicarmos a nós mesmos a palavra de Jesus: "Dias virão em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias hão de jejuar." Refere-se a Cristo, o noivo, que, pode-se dizer, está "conosco" na festa do casamento, quando nos regozijamos nele e na sua salvação. Mas o noivo pode ser "tirado" e a festa interrompida quando somos oprimidos pela derrota, pela aflição e pela adversidade. "Então é a hora adequada", diz a homilia, "para o homem humilhar-se diante do Deus Todo-Poderoso, jejuando, chorando e gemendo pelos seus pecados, com um coração contrito.

O INCRÍVEL PODER DO JEJUM

O INCRÍVEL PODER DO JEJUM

Introdução
(Mt. 6: 16-18)

Os fariseus jejuavam "duas vezes por semana" (Lc. 18:12), às segundas e às quintas-feiras. João Batista e seus discípulos também jejuavam regularmente, até mesmo "com freqüência", mas os discípulos de Jesus não jejuavam (Mt. 9:14; Lc. 5:33). Por que então, nestes versículos do Sermão do Monte, Jesus não só esperava que seus seguidores jejuassem, mas também deu instruções sobre como fazê-lo? Eis aqui uma passagem comumente ignorada. Suspeito que alguns de nós vivemos nossa vida cristã como se estes versículos tivessem sido arrancados de nossas Bíblias. A maioria dos cristãos destaca a necessidade da oração diária e da contribuição sacrifical, mas poucos insistem no jejum. Jejum é certamente um dos assuntos mais mal-entendidos do cristianismo moderno e, como resultado, um dos mais ignorados. Embora recentemente esteja acontecendo algo positivo em conseqüência de alguns livros, ele continua sendo um mistério para a maioria de nós. Isto é em grande parte devido à falta de pessoas realmente jejuando, e muitos dos que jejuam não conseguem explicar o propósito atrás dele além de um curto "Eu nem devo estar conversando com você sobre isso, pois era pra ser um segredo. E além do mais, eu não sei como explicá-lo, então me deixe em paz que estou com fome”. O Cristianismo evangélico, em particular, cuja ênfase característica está na religião interior, do coração e do espírito, tem dificuldade em render-se a uma prática física exterior como o jejum.
Não é um hábito do Velho Testamento, perguntamos, ordenado por Moisés para o Dia da Expiação, e exigido após o retorno do exílio da Babilônia em outros dias do ano, mas agora revogado por Cristo? Não vieram perguntar a Jesus: "Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, mas os teus discípulos não jejuam?" E o jejum não é uma prática católico-romana, a ponto de a igreja medieval elaborar um calendário sofisticado de "dias de festa" e "dias de jejum"? Não está também associado a um ponto de vista supersticioso da missa e da "comunhão em jejum"?
Podemos dizer "sim" a todas estas perguntas. Mas é fácil sermos seletivos em nosso conhecimento e uso das Escrituras e da história da Igreja. Eis alguns outros fatos que devemos considerar: o próprio Jesus, nosso Senhor e Mestre, jejuou por quarenta dias e quarenta noites, no deserto; em resposta à pergunta que o povo lhe fez, disse: "Dias virão . . . em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias eles (os meus discípulos) hão de jejuar" (Mt. 9:15). No Sermão do Monte ele nos disse como jejuar, pressupondo que o faríamos. E em Atos e nas cartas do Novo Testamento, temos diversas referências aos apóstolos jejuando. Portanto, não podemos ignorar o jejum como se fosse uma prática do Velho Testamento revogada no Novo, ou como uma prática católica rejeitada pelos protestantes.
Enquanto viajamos ao longo desta jornada como companheiros, nós tentaremos descobrir o que é o jejum e por que nós devemos fazê-lo, se devemos.

Falando sobre a prática do Jejum

Falando sobre a prática do Jejum

Mateus 6.16-17; “Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como
fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão
jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua
recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo.”

Vamos abordar a prática do jejum agora. Vamos à frase de Jesus quando ele começa com a palavra "quando", "quando jejuar". Jesus citou esta palavra duas vezes nesta conversa, então pode ser entendido que Ele deixou bem claro que era algo pra não ser negligenciado e assim nós chegamos a toda essa confusão acerca do jejum. "Quando jejuar". "Quando" é uma palavra de suposição, ou em outras palavras, é
algo “suposto” que você vai fazer. Ele não disse "se você jejuar", mas "quando". Ele tinha certeza que seus seguidores iriam jejuar, assim a conversa inteira tinha tudo a ver com como agir "quando" você está jejuando e não na possibilidade improvável que você acordaria uma manhã com alguma idéia esquisita de não comer por alguns dias. Mais uma vez, "quando" é uma palavra de suposição, é algo que é entendido que você fará. Quando eu falo para minha filha: "Filha, quando você lavar a louça, use a toalha para secar os pratos e não minha camisa, tá?" meu uso da palavra "quando" é entendido por todos, mesmo que o tempo não é determinado. Isto é muito importante quando consideramos que a maioria trata jejum como um "se" e não um "quando". "Se" o faria opcional, ou uma possibilidade, mas não uma certeza. "Se lavar a louça...”, posso esquecer que seria feito e me planejar pra ter uma morte horrível sufocado embaixo de uma montanha de pratos sujos.

Num outro lugar, algumas pessoas chegaram perto de Jesus e disseram a ele: - “Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam. Por que é que os discípulos do senhor não jejuam?” E Jesus respondeu, " Vocês acham que os convidados de um casamento jejuam enquanto o noivo está com eles? Enquanto ele está presente, é claro que não jejuam! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!". O ponto é que Ele ainda estava com eles e que não era o tempo correto, mas pode crer que depois que fosse embora, iriam jejuar. "Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!". Assim como meu pedido para que os pratos sejam lavados, Jesus deixou bem claro "quando" íamos jejuar, e isso já faz um bom tempo, então isso nos traz a nossa primeira razão para jejuar. É realmente um grito, um desejo para o noivo voltar; uma demonstração de nosso descontentamento com as coisas da maneira como estão, e são, e da nossa necessidade Dele.

Lembro-me de um tempo antes de me casar com a Vaninha quando fui colportar por quatro semanas em Santa Catarina, enquanto estudante na faculdade. Eu sempre soube que gostava dela, e na verdade já estava pensando em pedi-la em casamento, mas ainda não tinha a coragem ou não era tempo. Amigo, algo aconteceu dentro de mim durante aquelas quatro semanas que foram além do que palavras podem explicar. Basta dizer que eu não tive nenhum desejo além de vê-la. Não posso falar quantas vezes olhei as cartinhas miniaturas (uma para cada dia. Que trabalhão deve ter sido fazer todas elas. Que amor!) e bilhetinhos que ela escondeu em minha surrada mala no meio das roupas. Ela me deu um papel preto onde, escrito com caneta de cor dourada lia-se as seguintes palavras: “Li, Amar é... ter você ao meu lado todos os dias como meu único amor.” Aí estava a palavra amor [e amar], duas vezes no mesmo bilhete, e isso era o necessário para me manter animado enquanto dormia em porões de igreja e em casas alugadas. Mas esse pedaço de papel com essas palavras não me satisfaria para sempre. Estava doente, doente em amor, e eu necessitava estar com ela; ela era a única cura. Eu nem lembro se comi ou não, provavelmente sim, mas era uma coisa de
pouco importância. Havia algo mais significativo faltando em minha vida, algo que só sua presença satisfaria. Eu não posso dizer se sua experiência era a mesmo como minha durante esse tempo sendo que eu era verdadeiramente o "namorado, aspirante a noivo" que tinha ido, mas sabia que quando retornasse, havia uma menina linda me esperando e querendo casar comigo, talvez. Acho que isso é a maneira mais simples que posso achar para tentar colocar numa experiência real o que nós devemos sentir em conseqüência da ausência da presença de Jesus em nossas vidas e ao fato de que Ele não voltou ainda.

É um pouco estranho o que você vê na igreja hoje em dia. Você raramente vê ou ouve sobre pessoas que sentem a falta de Jesus. Realmente parece que é o contrário hoje, ao menos o contrário do que você esperaria de uma noiva doente de amor. Eu suspeito que há realmente alguns que esperam que Ele demore um pouco mais porque estão curtindo tanto seu tempo aqui. Tipo, "Oh Papai, você não pode esperar mais uma hora? Nós ainda estamos brincando". Hoje o que nós temos são "crentes" que não se importam sobre Ele voltar, ou se vai voltar.

A maioria das reuniões da igreja hoje parece com qualquer coisa menos com pessoas desesperadas pela Sua presença ou retorno. Parece mais como algo que muito facilmente podia ser confundido como uma competição pra ver quem pode comer mais. Todo mundo competindo e se vangloriando por ter comido mais que o "irmão" ao lado dele. Realmente qual é o nosso problema? Compreendo que a igreja primitiva reuniu-se para partir o pão, e isso é onde a ideia comunhão começou, mas ainda naquela época, Paulo abordou alguns deles por causa de sua conduta na mesa. Imagine o pastor abordando alguém que está na fila pela terceira vez. "Cuidado aí Irmão Barrigudo, você está à beira de pecar". Em vez disso nós saímos comentando em como a comida era boa e como comemos demais. Será que precisamos comentar o óbvio? É uma coisa boa que Paulo morreu um tempo atrás e não estará na sua próxima reunião de igreja. Ele talvez ficaria abismado e sairia chutando as mesas, imitando Jesus no templo. Eu só espero que ele não chute a mesa com as Sobremesas. Pode ser a minha, ou a sua, preferida.
A razão principal de jejuar é que nós sentimos falta Dele. Nós queremos que Ele volte.

"Deus, preciso de Ti. Sinto Sua falta”.

Jejum realmente é nada mais do que um grito de desespero tentando achar
algo que você perdeu um tempo atrás: intimidade com Ele. A falta de jejum mostra uma certa satisfação com as coisas na maneira que elas estão. Ninguém jejua como uma demonstração de satisfação. Eles jejuam porque eles não estão contentes com as coisas da maneira em que estão. A ausência de jejum é uma reflexão de nosso contentamento com a ausência de Cristo.

Você sente falta Dele?

Existem Motivos para Jejuar?

Existem Motivos para Jejuar?

a) Quando você está DESESPERADO

Jejum nunca deve ser considerado um ato dos "super-espirituais". Infelizmente jejum nos olhos do crente normal é colocado na mesma categoria de andar sobre as águas ou ressuscitar um morto, sendo que jejum seria o mais difícil dos três. Mas isto está bem longe da verdade. Jejum não é algo que os "super-espirituais" fazem, mas os super-sérios.
As pessoas que jejuam são aqueles que reconhecem a sua falta de espiritualidade e santidade e sua necessidade desesperada para Deus fazer uma mudança radical neles. Jejum é um ato dos desesperados e talvez essa é a razão pela qual muitos não jejuam. A maioria de nós estamos contentes em nossos mundos pequenos agradecendo a Deus pelas bênçãos e contando aos outros que falta pouco para ouvirmos a voz de Deus no trovão. "Vocês são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos", diz o Senhor em Apocalipse 3:17. Jejum é um grito do coração, um grito por ajuda: "Deus, preciso de Ti! " E esse desespero, esse reconhecimento da necessidade Dele na sua vida, te levará a ser desesperado na sua busca por Ele. Enquanto você está satisfeito, você nunca irá jejuar.

"Situações desesperadas exigem ações desesperadas.”

b) Quando você não está satisfeito com a vida

Sim, eu entendo que admitir descontentamento é um pecado na igreja moderna. Mas arriscarei "pecar" aos olhos de um falso mundo de Barbie na esperança de atingir algo real. Não, eu pessoalmente não estou feliz com minha vida. Existe muita coisa que eu ainda estou lutando para que mude, para que o Espírito Santo transforme. Tantas coisas que eu gostaria de ser e muitas outras que eu gostaria de parar de ser; acho que essa é a crua realidade da minha vida. Numa escala de 1 a 10, eu me avaliaria em 4. E isso é somente porque estou cheio de mim. Uma avaliação honesta provavelmente avaliaria mesmo mais abaixo ainda. Mas deixe-nos fingir que eu sou um 4 e você é talvez um 6, podemos ficar satisfeitos com isso? Podemos ficar contente com nossas vidas por termos umas bicicletas de 1975, felizes ao menos de não estar andando quando existe algo como um carro (não um de plástico)? Seria um pouco ridículo estar satisfeito com algo tão longe do que nós necessitamos.
A satisfação não pode ser confundida com o contentamento que nós somos
mandados a ter pela Bíblia. O contentamento é uma coisa totalmente diferente. Veja a instrução de Paulo a Timóteo: "Mas é grande ganho a piedade com contentamento." " I Tim. 6:6."Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes." I Tim. 6:8.
Necessitamos estar contentes com o que nós temos e não reclamar. Mas se Deus oferece-nos um relacionamento mais íntimo com Ele e ser usado por Ele nesta vida, seria um pouco ridículo parar tão longe do potencial e achar uma maneira de categorizar ele como algo “espiritual”, algo erroneamente se referido como "contentamento". A verdade é que é preguiça espiritual se vender tão barato, de desistir quando o preço é alto. Além do mais, tais "declarações espirituais” enganam poucas pessoas. Pela minha parte, tenho desistido de fingir estar feliz sobre minha situação. E essa falta de felicidade, ou satisfação (como pode ser colocado), me leva a jejuar. É como eu grito alto, "Deus, o Senhor está me vendo?!? Estou desesperado! Morrerei de fome se tiver que aceitar este pecado na minha vida"! E realmente, isso é um dos maiores fatores que determina se nós jejuamos ou não. Estamos contentes em compartilhar nossas vidas com o pecado? Estamos dispostos a tentar negociar um tipo de coisa em que dividimos a nossa vida com o Espírito Santo e a nossa carne? O desejo de matar o pecado na sua vida vai te levar a jejuar, matá-lo de fome.
Você já chegou a esse ponto? Seu desespero pela santidade levou-o a atos
de “demência”?
Devemos entender que o jejum é umas das armas para se ter a vitória sobre o pecado. Imagine se cada um de nós repentinamente decidir jejuar para vencer a nossa carne. Que conceito demente! Que esperança de Deus!

c) Quando você quer ser usado por Deus

Existe nos corações de algumas pessoas esta noção louca de que Deus quer, e talvez possa usá-los para mudar o mundo; ou no mínimo, seu pequeno mundo ao redor deles. E esta realização combinada com um desejo doido de realmente fazer isso, os compele a gastar tempo jejuado, se purificando e verdadeiramente buscando Seu rosto em preparação para o que há de vir. É a realização da certeza de que o que Deus fez e fizer através deles virá dEle unicamente. Então, em vez de gastar duas horas por dia sentado diante do altar do deus do estômago, eles escolhem jejuar e buscar o rosto do Santo Deus.


d) Quando você precisa e quer ajuda numa situação

Jejum é um ato nascido da necessidade e seriedade. É como entender que, enquanto seu barco está boiando longe da praia e sua gasolina acabou, a única esperança que você tem de mais uma vez pisar sobre terra seca é se Aquele que criou o mar repentinamente enviar uma onda grande e te levar de volta. A vida está cheia de situações que cruzam nosso caminho a cada dia, mas de vez em quando passa uma da qual nós não temos nenhuma idéia de como resolver nem lidar com ela. Sabe, "Meu patrão me odeia e está determinado a arruinar minha vida". Sim, desses tipos. Então, o que você faz? Agarra um pacote de biscoitos e afoga suas frustrações em gotas de
chocolate? Bom, talvez isso é o que algumas pessoas fazem, mas infelizmente, isto geralmente não funciona. A única coisa que você consegue com essa atitude é ficar doente e talvez ganhar de volta os três quilos que levou quatro meses para perder na aula amaldiçoada de ginásticas.
A resposta correta, embora estranha ao espectador normal, seria ir a Deus em jejum e oração. O coração clamando, "Deus eu não sei o que fazer, mas sei que o Senhor sabe. SOCORRO!!!” Afinal de contas, o coração do rei está nas Suas mãos, então pode descansar sabendo que o coração de seu patrão também está nas Suas mãos. Mais do que devemos, nós gastamos tempo desnecessariamente preocupados com coisas que Deus pode resolver instantaneamente (ou quase, se Ele quiser) se nos humilharmos e procurarmos a Ele e Suas soluções com jejum e oração. E isto também vale para a salvação do mais improvável que normalmente acaba sendo o “mais que provável” e parte do avivamento.
É incrível a facilidade com que a palavra “avivamento” sai da boca de cada crente comum hoje. É quase como uma segunda natureza. São as primeiras palavras de qualquer cristão moderno de hoje ainda que eles não entendem totalmente do que estão falando nem as suas implicações. Pedir avivamento é basicamente como convidar Deus a vir e arruinar tudo. Porque quando Ele vem na forma de avivamento, Ele vem lidar com a Sua igreja primeiro e isso é marcado por uma realização assustadora de pecado e uma convicção que teria obrigado Adolf Hitler a se ajoelhar. De qualquer maneira nós temos esta idéia meio boba de que avivamento é algo divertido. Não é. É trabalhoso e dói muito. Mas é o que uma igreja apóstata e um mundo perdido precisa mais que nunca.
A sra. Ellen White, diz: “Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. ... O inimigo das almas deseja estorvar esta obra; e antes que chegue o tempo para tal movimento, esforçar-se-á para impedi-la, introduzindo uma contrafação. Nas igrejas que puder colocar sob seu poder sedutor, fará parecer que a bênção especial de Deus foi derramada; manifestar-se-á o que será considerado como grande interesse religioso. ...
Há um excitamento emotivo, mistura do verdadeiro com o falso, muito apropriado para transviar. Contudo, ninguém necessita ser enganado. À luz da Palavra de Deus não é difícil determinar a natureza destes movimentos. Onde quer que os homens negligenciem o testemunho da Escritura Sagrada, desviando-se das verdades claras que servem para provar a alma e que exigem a renúncia de si mesmo e a do mundo, podemos estar certos de que ali não é outorgada a bênção de Deus”.
Onde está avivamento hoje?

Existem Motivações erradas para Jejuar?

Existem Motivações erradas para Jejuar?

1) Para perda de peso

Não que não possa se encaixar na seção "situações desesperadas exigem ações desesperadas”, mas Deus nunca honrará a vaidade. Além do mais, não funciona. Sim, eu estava notando recentemente que estou quase alcançando um peso que eu particularmente não desejo e eu não estou muito feliz sobre isso. É engraçado que quando você é uma criança é o maior barato ganhar peso, especialmente quando você é um palito humano, manequim do cemitério, começando seu primeiro ano do ensino médio. De uma certa maneira, ganhar peso foi entendido com o equivalente a "ganhar músculos”. Hoje em dia, ganhar peso é mais como “perder músculos” num lugar no mar de gordura. "Eu tenho músculos enormes, eles estão simplesmente escondidos
atrás da minha camada protetora".
De qualquer maneira, como notei meu peso subindo, pensei, "Amigo, eu preciso perder uns quilos. Então, por que não fazer um jejum!? Mato dois coelhos com um tiro só". Felizmente meu desejo de perder peso coincidiu com uma idéia já discutida de jejuar na nossa igreja. Embora seja uma tentação, "Eu podia perder peso e parecer ‘espiritual’ ao mesmo tempo". Certamente não faria isso, pois sei que não funciona.
Deixe-me tentar explicar, em termos simples, como o corpo trabalha. Antes de você começar um jejum, o seu corpo está acostumado a uma certa quantidade de alimento que entra normalmente durante seu dia, quando você usa pra exercícios, atividades físicas e outras funções corpóreas que nós não nomearemos aqui. O seu corpo então queima as colorias que entram durante as suas atividades. Claro que estou me referindo ao mundo perfeito onde você come o que você quer e o seu corpo faz o resto te deixando com o mesmo corpo que tinha antes de ter 20 anos de idade. Este processo de queimar calorias chama-se metabolismo. Na verdade o metabolismo é um processo duplo: a primeira parte tem a ver com construir, acumulando na forma de tecidos do corpo e armazenagem de energia, e a segunda parte tem a ver com o colapso de tecidos do corpo e armazéns de energia para gerar mais combustível para as funções
corpóreas. A segunda parte é o que a maioria conhece e é entendida como metabolismo, “quanto do inimigo o meu corpo está queimando”. Todos têm um metabolismo, mas todos são diferentes. O corpo de todo mundo queima calorias em índices diferentes e isso tem tudo a ver com quanto peso você ganha. Ganhamos calorias e o corpo as queima, esperançosamente. O que acontece quando você ganha peso é que mais calorias entram do que seu corpo queima e assim você acumula "armazéns de energia” (barrigas, pneus e estepes).
Agora, vamos falar sobre o jejum como uma ferramenta de perda de peso. Como eu já disse, Deus jamais honrará seu jejum se esse for seu foco. Desculpe. Embora inicialmente você teria um tempo difícil não sorrindo no espelho quando começa a ver que perdeu peso, claro que essa não é sua intenção, mas sem dúvida, é um benefício amável. E sim, você perde peso jejuando. É física simples: você coloca nada dentro, o corpo continua queimando, e você começa a parecer um fantasma muito bem-vindo do
passado. Mas o negócio não acaba aí. "Espere. Há mais. Se você agir agora, adicionaremos um jogo de facas de graça na possibilidade de que você talvez queira perder mais peso. Que tal cortando fora teu braço esquerdo que você raramente usa".
Isto não, mas realmente existe mais. Quando você começa a jejuar, o seu corpo inicialmente não reage diferente. Continua como se tudo fosse normal, mas depois de um tempo, seu corpo começa a entender que há algo torto no Jardim do Éden. Não é somente o fato de você não tocar na fruta proibida, a questão é que você não está tocando em nenhuma fruta. Todos os tipos de luzes vermelhas começam a se acender com os alarmes disparando "Estamos morrendo! Morrendo de fome!", e bem nesse momento, o seu corpo entra num modo de defesa. Seu instinto natural para a sobrevivência começa e faz o que pode para conservar sua vida resultando num retardar drástico do seu processo de queimar calorias tentando conseguir mais de cada caloria. E isso é bom, porque no começo você podia ver uma incrível perda de peso (não que você realmente se importava), e quando seu corpo começar a se proteger, era tarde demais, você já tinha ganho a batalha... ou talvez não.
O problema em jejuar como uma ferramenta de perder peso não é algo que você necessariamente reconhece durante o período de jejum. Depois que acaba seu jejum é quando a besta levanta sua cabeça feia. Depois que completar o jejum, normalmente não demora muito para você voltar a comer como antes; ou no caso de muitos, comer muito como antes. Você tenta recompensar tudo o que você perdeu durante seu tempo de tortura.
De qualquer maneira, o que acontece é que você começa a comer normalmente, mas lembra-se de como levou um tempo para o seu corpo entender que estava “morrendo de fome”? Bem, é a mesma coisa ao voltar. O seu corpo diminuiu o fogo no fogão para conservar o que ele entendeu ser uma falta de combustível e infelizmente leva muito mais tempo para ele entender que você está, mais uma vez, comendo normalmente. Pior ainda, você vai precisar fazer algo, um tipo de exercício, para conseguir com que seu corpo, seu metabolismo, volte a trabalhar normalmente. Então o que acontece é isto:

1. você perde peso no começo do jejum;
2. o seu corpo reage e entra num tipo de hibernação, um estado de auto-preservação;
3. você acaba seu jejum;
4. você continua adiante com sua vida e comendo normalmente
5. seu corpo tem um tempo difícil ao sair do estado de auto-preservação
6. de repente você pesa mais do que antes do seu jejum

É uma história cruel e feia, e comum demais no mundo do jejum. Jejum pode trazer benefícios temporários de perda de peso, mas ao longo do tempo se você não for cuidadoso e fazer questão de fazer exercícios e ao mesmo tempo somente comer o que o seu corpo precisa, você provavelmente vai passar fome por um tempo determinado para no fim ficar maior do que antes e levar todo mundo a duvidar se você realmente cumpriu seu propósito de jejum. Para quem nunca fez jejum, é difícil explicar como ele pode resultar numa barriga.

2) Para “ganhar” ou “merecer” favores de Deus

Vou tentar deixar isso o mais simples possível para que todo mundo possa entender. Se você pensa em jejuar para tentar ganhar ou merecer favores de Deus, pode esquecer. Deus não trabalha assim. Se você pensa que esse Deus irá, numa maneira, "dever" algo a você, está muito enganado e o seu desapontamento será terrível e espantoso. Jamais haverá algo que possamos fazer para que Deus deva alguma coisa a nós. Repito, JAMAIS. Ele nunca nos deverá nada. Você não pode negociar algumas refeições por uma oração respondida nem por algo que você queira. Você não pode negociar com Deus. Ele não trabalha com trocas. "Deus, farei algo por Ti se fizeres algo por mim". Minhas crianças tentam isso comigo e geralmente não funciona, e olha que eu não sou Deus.

Jó 41:11 “Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe?
Pois o que está debaixo de todos os céus é meu”.

Romanos 11:33-36 “Como são grandes as riquezas de Deus! Como são
profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as
suas decisões? Quem pode entender os seus planos? Como dizem as
Escrituras Sagradas: "Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é
capaz de lhe dar conselhos? Quem já deu alguma coisa a Deus para receber
dele algum pagamento?" Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo
existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!

Existem bênçãos e respostas à oração como resultado do jejum, mas não é
como se estivéssemos comprando ou barganhando com Deus. Muitas vezes vai parecer
que as respostas não vêm, ou não se vê nenhum resultado óbvio do seu jejum além de talvez mais intimidade com Deus e mais disciplina na sua vida, que não é tão mau
se parar pra pensar bem.

Jejum muda-nos, não Deus.

DEFININDO O JEJUM

DEFININDO O JEJUM

Primeiro, então, o que é o jejum? De acordo com o dicionário , "jejum" é um verbo intransitivo que teve sua origem antes do século 12 e significa "abster-se de alimento”. Então, o significado literal de jejum é de abster-se de alimento, ou em outras palavras, não comer. Falando estritamente, é uma total abstenção de alimento. Mas pode ser legitimamente ampliado para uma abstenção parcial ou total, durante períodos de tempo mais curtos ou mais longos. Daí, naturalmente, vem o nome da primeira refeição do dia, "desjejum", uma vez que "quebramos o jejum" do período da noite, quando não comemos nada.
Há diferença entre:
JEJUM RITUAL: praticado regularmente, com objetivos ritualísticos, característica da lei e prática judaica e de outras religiões: Lv 16.29-31.
JEJUM ESPONTÂNEO: sempre acompanhado de orações, tendo somente objetivos especiais. É sempre secreto: Mt 6.18. Na Bíblia, o jejum espontâneo tem os seguintes objetivos:
1) honrar a Deus: Is 58.3-7, Mt 6.18
2) humilhar-se perante os juízos divinos: Sl 35.13, 2 Sm 12.16, Ne 9.1-3, Jl 2.12
3) como período de preparação para as batalhas espirituais: Mt 4.1-3, 17.21.
JEJUM PARCIAL: às vezes se descreve o que poderia ser considerado jejum parcial; isto é, há restrição e dieta mas não abstenção total. Embora pareça que o jejum normal fosse prática costumeira do profeta Daniel, houve uma ocasião em que, durante três semanas, ele não comeu “manjar desejável, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me untei com óleo algum” (Daniel 10.3). Não somos informados do motivo para este afastamento de sua prática normal de jejuar; talvez seus deveres governamentais o obstassem.

JEJUM ABSOLUTO: Há também diversos exemplos bíblicos do que se tem chamado acertadamente “jejum absoluto”, ou abstenção tanto de alimento como de água. Parece ser uma medida desesperada para atender a uma emergência extrema. Após saber que a execução aguardava a ela e ao seu povo, Ester instruiu a Mordecai : “Vai, ajunta a todos os judeus.... e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos” (Ester 4.16). Paulo fez um jejum absoluto de três dias após seu encontro com o Cristo vivo (Atos 9.9). Considerando-se que o corpo humano não pode passar sem água muito mais do que três dias, tanto Moisés como Elias empenharam-se no que deve considerar-se jejuns absolutos sobrenaturais de quarenta dias (Deuteronômio 9.9; 1 Reis 19.8). É preciso sublinhar que o jejum absoluto é a exceção e nunca deveria ser praticado, a menos que a pessoa tenha uma ordem muito clara de Deus, e por não mais do que três dias.

JEJUM COLETIVO: Na maioria dos casos, o jejum é um assunto privado entre o indivíduo e Deus. Há, contudo, momentos ocasionais de jejuns de um grupo ou públicos. O único jejum público anual exigido pela lei mosaica era realizado no dia da expiação (Levítico 23.27). Era o dia do calendário judaico em que o povo tinha o dever de estar triste e aflito como expiação por seus pecados. (Aos poucos foram-se adicionando outros dias de jejum, até que hoje há mais de vinte!). Os jejuns eram convocados, também em tempos de emergência de grupo ou da nação: “Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene” (Joel 2.15). Quando o Reino de Judá foi invadido, o rei Josafá convocou a nação para jejuar (2 Crônicas 20.1-4). Em resposta à pregação de Jonas, toda a cidade de Nínive jejuou, inclusive os animais, involuntariamente, sem dúvida. Antes do retorno a Jerusalém, Esdras fez os exilados jejuar e orar por segurança na estrada infestada de salteadores (Esdras 8.21-23).
O jejum em grupo pode ser uma coisa maravilhosa e poderosa, contanto que haja um povo preparado e unânime nessas questões. Igrejas ou outros grupos que enfrentam sérios problemas poderiam ser substancialmente beneficiados mediante oração e jejum de grupo unificado. Quando um número suficiente de pessoas entende corretamente do que se trata, as convocações nacionais à oração e jejum podem, também, ter resultados benéficos. Em 1756, o rei da Inglaterra convocou um dia de solene oração e jejum por causa de uma ameaça de invasão por parte dos franceses. João Wesley registrou este fato em seu Diário, no dia 6 de fevereiro: “O dia de jejum foi um dia glorioso, tal como Londres raramente tem visto desde a Restauração. Cada igreja da cidade estava mais do que lotada, e uma solene gravidade estampava-se em cada rosto. Certamente Deus ouve a oração, e haverá um alongamento da nossa tranqüilidade”. Em nota ao pé da página, ele escreveu: “A humildade transformou-se em regozijo nacional porque a ameaça da invasão dos franceses foi impedida”.

7 passos básicos para ORAR E JEJUAR com sucesso

7 passos básicos para ORAR E JEJUAR com sucesso

Começando
Seu Jejum


Como começar e conduzir o seu jejum irá determinar grandemente o seu sucesso. Seguindo estes sete passos básicos para o jejum, você irá tornar o seu tempo com o Senhor muito mais significativo e espiritualmente recompensador.
PASSO Nº 1: Defina Seu Objetivo
Por que você está jejuando? É para a sua renovação espiritual, por direção, cura, solução dos problemas, graça especial para enfrentar uma situação difícil? Peça ao Espírito Santo que mostre claramente a sua direção e os objetivos para o seu jejum e oração. Isto irá capacitá-lo a orar mais específica e estrategicamente.
Através do jejum e da oração nós nos humilhamos perante Deus de tal forma que o Espírito Santo irá avivar o nosso espírito, despertar as nossas igrejas e sarar a nossa terra de acordo com 2 Crônicas 7:14. Faça disso uma prioridade no seu jejum.
PASSO 2: Faça seu compromisso
Ore sobre o tipo de jejum que você deve adotar. Jesus deu a entender que todos os Seus seguidores deveriam jejuar (Mateus 6:16-18; 9:14,15). Para Ele a questão era quando os crentes iriam jejuar e não se eles jejuariam. Antes de jejuar, decida sobre os tópicos abaixo:
Qual será a duração do seu jejum - uma refeição, um dia, uma semana, várias semanas, quarenta dias (Os iniciantes devem começar lentamente até alcançar jejuns mais prolongados).
Que tipo de jejum Deus quer que você adote (de água apenas ou de água e sucos; que tipo de sucos você irá tomar e qual a freqüência).
Que atividades físicas ou sociais você irá restringir-se.
Quanto tempo por dia você dedicará a oração e a Palavra de Deus.
Fazer esses compromissos com antecedência irá ajudá-lo a sustentar o seu jejum quando as tentações físicas e as pressões da vida tentarem fazê-lo abandonar o seu jejum.
PASSO 3: Prepare-se Espiritualmente
Questões sobre Oração
O fundamento básico do jejum e oração é o arrependimento. Pecados não confessados irão bloquear as suas orações. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para preparar o seu coração:
Peça a Deus para ajudá-lo a fazer uma lista abrangente dos seus pecados.
Confesse cada pecado que o Espírito Santo trouxer a sua mente e aceite o perdão de Deus (1 João 1:9).

Procure obter o perdão de todos os que você ofendeu e perdoe a todos os que o feriram (Marcos 11:25; Lucas 11:4; 17:3,4).

Faça restituições à medida que o Espírito Santo lhe mostrar.
Peça a Deus para enchê-lo com o Seu Espírito Santo de acordo com a sua ordem em Efésios 5:18 e a Sua promessa em 1 João 5:14,15.

Entregue a sua vida completamente a Jesus Cristo como o seu Senhor e Mestre; recuse-se a obedecer a sua natureza mundana (Romanos 12:1,2).

Medite sobre os atributos de Deus, Seu amor, soberania, poder, sabedoria, fidelidade, graça, compaixão, e outros (Salmos 48:9,10; 103:1-8, 11-13).

Comece o seu tempo de jejum e oração com uma expectativa no seu coração (Hebreus 11:6).

Não subestime a oposição espiritual. Satanás muitas vezes intensifica a batalha natural entre o corpo e o espírito (Gálatas 5:16,17).

PASSO 4: Prepare-se Fisicamente
Jejum requer precauções conscientes. Consulte o seu médico em primeiro lugar, especialmente se você toma alguma medicação ou tem uma enfermidade crônica. Algumas pessoas nunca devem jejuar sem a supervisão de um profissional.
Preparação física faz com que uma mudança drástica na sua rotina alimentar seja mais fácil, de tal modo que você possa concentrar toda a sua atenção para o Senhor em oração.
Não comece o seu jejum abruptamente.
Prepare o seu corpo. Coma pequenas refeições antes de começar um jejum. Evite alimentos de alto teor de gordura e açúcar.
Coma frutas e verduras cruas por dois dias antes de começar o jejum.

Seu tempo de jejum e oração chegou. Você está se abstendo de todas as comidas sólidas e está buscando ao Senhor. Aqui estão algumas sugestões úteis a serem consideradas:
Evite medicações, mesmo as medicações herbáceas naturais e homeopáticas. As medicações devem ser retiradas apenas com a supervisão do seu médico.
Limite as suas atividades.
Exercite-se moderadamente. Ande um a quatro kilometros por dia se for conveniente e confortável.
Descanse o máximo que o seu horário permitir.
Prepare-se para uma período de desconforto mental temporário como: impaciência, irritabilidade e ansiedade.
Espere algum desconforto físico, especialmente no segundo dia. Você poderá ter breves dores causada pela fome, tonturas ou algo "esquisito". A retirada de café e açúcar pode causar cefaléia. O mau estar físico pode incluir fraqueza, cansaço ou sonolência.
Os primeiros dois ou três dias são geralmente os mais difíceis. A partir do momento que você prossegue com o seu jejum, você irá experimentar uma sensação de bem-estar, tanto físico como espiritual. Quando sentir a "dor -de- fome", aumente a ingestão de líquidos.
PASSO 5: Matenha-se no Programa.
Para um aproveitamento espiritual máximo, separe bastante tempo para estar sozinho com o Senhor. Ouça a Sua direção. Quanto mais tempo você passar com Ele, mais significativo será o seu jejum.
De manhã
Comece o seu dia com louvor e adoração.
Leia e medite na Palavra de Deus, de preferência de joelhos.
Convide o Espírito Santo a trabalhar em você para querer e realizar a Sua boa vontade de acordo com Filipenses Filipenses 2:13.

Convide Deus a usá-lo. Peça a Ele para mostrar a você como influenciar seu mundo, sua família, sua igreja, sua comunidade, seu país e assim por diante.
Ore para ter a visão de como Ele deseja usar sua vida e por poder para realizar a Sua vontade.
De tarde
Volte para a oração e a Palavra de Deus.
Faça uma breve caminhada de oração.
Passe um tempo de oração interercessória pelo líderes de sua comunidade e nação, pelas milhões de pessoas não alcançadas, por sua família e por suas necessidades especiais.
De noite
Fique um tempo sozinho, sem pressa, para "buscar a Sua face".
Se outras pessoas estiverem jejuando com você, encontrem-se para orar.
Evite a televisão e outras formas de distração que possam desviar o seu foco espiritual.
Quando possível, comece e termine cada dia ajoelhado com o seu cônjuge para um breve momento de louvor e agradecimento a Deus. Períodos maiores com o nosso Senhor em oração e estudo da Sua Palavra são sempre melhores quando estamos sozinhos.
Uma rotina diária é vital também. Dr. Julio C. Ruibal (nutricionista, pastor e especialista em jejum e oração) sugere um programa diário e uma lista de sucos que podem ser úteis e satisfatórios para você. Modifique este programa e os líquidos que irá ingerir de acordo com o seu gosto e as circunstâncias que melhor se adéqua a você.
5hs - 8hs da manhã
Sucos de frutas, preferencialmente recém extraídos ou, se a fruta for ácida, misturados e diluídos em 50% de água destilada. Maça, pêra, toranja, mamão, melancia ou outros sucos de frutas são geralmente preferenciais. Se não puder preparar o próprio suco, compre os sucos sem açúcar ou conservantes.
10hs30min - meio-dia.
Suco de vegetais frescos à base de alface, salsão e cenoura em três partes iguais.
14hs30min - 16hs
Chá de ervas com uma gota de mel. Evite chá preto ou qualquer chá com cafeína.
18hs - 20hs30min
Caldo feito à base de batata, salsão e cenoura sem sal. Após cozê-los por meia hora, separe o caldo e beba.
Dicas sobre o Jejum de Líquidos
Consumir suco de frutas irá diminuir a sua "dor-de-fome" e fornecerá alguma energia natural do açúcar. O sabor e o estímulo irá motivar e fortalecê-lo para continuar o jejum.
Os melhores sucos são feitos a partir de melancias, limões, uvas, maças, repolhos, beterrabas, cenouras, salsões ou folhas de legumes verdes frescos. Em tempos frios você poderá desfrutar de um caldo de vegetais quente.
Misture os sucos ácidos (laranja, tomate) com água para não comprometer seu estômago.
Evite bebidas com cafeína. Evite também os chicletes ou mentolados, mesmo que o seu hálito esteja ruim. Eles estimulam a ação digestiva do seu estômago.
1. Peça para o Espírito Santo revelar qualquer pecado não confessado em sua vida.
2. Procure o perdão de todos aqueles que você tenha ofendido. Faça restituições onde Deus o guiar.
3. Examine o motivo de cada uma das suas palavras e obras.
4. Peça ao Espírito Santo para guardar o seu caminho da complacência e da mediocridade.
5. Louve e agradeça ao Senhor continuamente em todos os caminhos e todos os dias, independentemente das circunstâncias.
6. Recuse a obedecer a sua natureza carnal (Gálatas 5:16,17).
7. Entregue a sua vida a Jesus Cristo como o seu Salvador e Senhor. Desenvolva dependência completa nEle em total submissão e humildade.
8. Estude os atributos de Deus.
9. Tenha sede e fome de justiça.(Mateus 5:6).
10. Ame a Deus com todo o seu coração, alma e entendimento (Mateus 22:37).
11. Aproprie-se da plenitude contínua e do controle do Espírito Santo pela fé, baseando-se na ordem (Efésios 5:18) e promessa de Deus (1 João 5:14,15).
12. Leia, estude, medite e memorize a Palavra santa, inspirada e infalível de Deus diariamente (Colossenses 3:16).
13. Ore sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17)
14. Jejue e ore por um período de 24 horas cada semana.
15. Procure compartilhar Cristo diariamente como um estilo de vida.
16. Decida a viver uma vida santa e piedosa, de obediência e fé.
17. Comece um pequeno grupo ou una-se a grupos de estudo bíblico nos lares ou numa igreja que enfatize o reavivamento e uma vida santificada.
Terminando
o Jejum
Quando o tempo designado do jejum estiver terminando, você poderá começar a comer novamente. Entretanto, como terminar o seu jejum é extremamente importante para o seu bem-estar físico e espiritual.
PASSO 6: Termine seu Jejum Gradualmente
Comece a comer gradualmente. Não coma comidas sólidas imediatamente após o seu jejum. A introdução súbita de alimentos sólidos no seu estômago e trato digestivo irá causar conseqüências negativas ou até mesmo perigosas. Prefira várias refeições pequenas ou lanches cada dia. Se você terminar o seu jejum gradualmente, os efeitos benéficos, físicos e espirituais, irão resultar em uma boa saúde.
Eis algumas sugestões para ajudá-lo a finalizar o seu jejum apropriadamente:
Termine um jejum prolongado de líquidos com frutas como a melancia.
Enquanto continuar a beber sucos de frutas ou verduras, adicione o seguinte:
Primeiro dia: Adicione uma salada crua.
Segundo dia: Adicione batata assada ou cozida, sem manteiga e sem temperos.
Terceiro dia: Adicione uma verdura cozida no vapor.
Os dias seguintes: Comece a reintroduzir a sua dieta normal.
Retorne gradualmente a comer regularmente com vários lanches pequenos durante os primeiros dias. Comece com uma sopa pequena e frutas frescas como melancia ou melão. Prossiga com algumas colheres de comida sólida como fruta e verdura fresca ou uma salada crua e batata assada.

Uma
Palavra
Final
PASSO 7: Espere os Resultados
Se você se humilhar sinceramente perante o Senhor, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus; se você meditar consistentemente na Sua Palavra, você irá experimentar uma percepção maior da Sua presença (João 14:21). O Senhor irá dar um vigoroso e novo discernimento espiritual. Sua confiança e fé em Deus irá se fortalecer. Você se sentirá mentalmente, espiritualmente e fisicamente renovado. Você verá respostas para as suas orações.
Um único jejum, entretanto, não é um remédio "cura-tudo" espiritual. Assim como precisamos de um novo enchimento do Santo Espírito diariamente, nós também precisamos de novos períodos de jejum perante Deus. Um jejum de 24 horas cada semana tem sido altamente recompensador para muitos cristãos.
Leva tempo para fortalecer seu músculo do jejum espiritual. Se você falhar em fortalecê-lo no primeiro jejum, não desanime. Você pode ter tentado um jejum muito prolongado na primeira vez ou talvez precise fortalecer seu entendimento e determinação. Assim que possível, submeta-se a um outro jejum até que seja bem sucedido. Deus haverá de honrá-lo pela sua fidelidade.
Eu o encorajo a juntar-se a mim no jejum e na oração, uma vez após outra, até que nós experimentemos verdadeiramente um reavivamento em nossas casas, nossas igrejas, nossa nação amada e em todo o mundo.

COMO DEVO JEJUAR?


Como devo Jejuar?

     Passos introdutórios:
1)   Determine qual tipo de jejum você vai fazer
2)   Por quanto tempo

     É uma coisa nobre jejuar, mas é bem estúpido começar sem saber quando vai
parar. Não tendo uma data para terminar o fará mais fácil desistir a primeira vez que alguém te oferece uns biscoitos frescos do fogão. "Você quer alguns biscoitos? "Uhhh, sim. Estava jejuando, mas acabei de terminar".
     Necessitamos saber quando começar e quando parar. Assim você terá um alvo. E você precisa decidir que tipo de jejum você fará, pois há muitas possibilidades. Será somente água, somente líquidos (sopas, sucos, leite), frutas, verduras cruas?
     Deixe-me enfatizar que jejum tem tudo a ver com parar de comer. Já ouvi de cada tipo de jejum imaginável:  televisão, biscoitos, chocolate, Coca-Cola, internet, etc. Eu não quero parecer uma pessoa “cri cri”, mas quando falamos de jejum bíblico, nós estamos falando de dispostamente abster-se de alimento.
     A palavra grega pra jejum é “nesteia” -- um composto de ne (um prefixo negativo) e esthio, que significa, "comer". Então o sentido básico, tirado das raízes da palavra, quer
simplesmente dizer "não comer".
     Agora a grande pergunta é, "Por quanto tempo?". A Bíblia tem alguns exemplos de tempos diferentes para jejum.

Uma noite. Daniel 6:18
Um dia. 1 Samuel 7:6; 2 Samuel 1:12, 3:35; Juízes 20:26
Três dias e três noites. Ester 4:16; Atos 9:9, 17-19
Sete dias. 1 Samuel 31:13; II Samuel 12:16-23
Quatorze dias. Atos 27:33-34
Vinte e um dias. Daniel 10:3-13
Quarenta dias. Moisés - (por duas vezes). Êxodo 24:18, 34:28; Deuteronômio 9:9, 18, 25-29, 10.10; Elias - 1 Reis 19:8; Jesus - Mateus 4:2 (Marcos 1:13; Lucas 4:2)

     A quantidade de tempo que você gasta jejuando realmente não é a coisa mais importante. Faça o que você sente que Deus pôs no seu coração. Também, não é tanto sobre o que você não está comendo, mas o que você faz quando você não come.

     "Jejum bíblico é 'não comer' com comunicação espiritual em mente".

     Jejum, na Bíblia, sempre é acompanhado com oração. Pode orar sem jejuar, mas você não pode jejuar, biblicamente, sem orar. Jejum é  abster-se de alimento por uma razão espiritual, passando tempo com Deus e conversando com Ele.

1 Reis 21:9 “Façam uma proclamação por toda a cidade, para que a população jejue e ore”.

Esdras 8:21 “Então, ali perto do rio Aava, dei ordem para que houvesse um dia de jejum. Todos nós deveríamos nos ajoelhar diante do nosso Deus e lhe pedir que nos dirigisse na nossa viagem e nos protegesse, os nossos filhos e tudo o que era nosso”.

Esdras 8:23 “Assim nós jejuamos e oramos, pedindo a Deus que nos protegesse, e ele atendeu as nossas orações”.

Neemias 1:4 “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.

Salmos 35:13 “Quanto a mim, porém, estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em oração me reclinava sobre o peito”.

Daniel 9:3 “Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza”.

Mateus 6:5 [Ensinando sobre Oração e Jejum] “Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa.”

Lucas 2:37 Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca
saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo
orações.

Lucas 5:33 [Uma Discussão sobre Jejum] “Algumas pessoas disseram a Jesus: - Os discípulos de João Batista jejuam muitas vezes e fazem orações, e os discípulos dos fariseus fazem o mesmo. Mas os discípulos do senhor não jejuam”.

Atos 13:3 “Então eles jejuaram, e oraram, e puseram as mãos sobre Barnabé e Saulo. E os enviaram na sua missão”.

     É engraçado que quando você começa a conversar sobre jejum, todo mundo automaticamente pensa em comida. Mas, por que não oração? Acho que isso é porque não achamos muito sacrifício em oração, mas quando nós não comemos, é algo digno de uma manchete no jornal de noite. Ainda assim, não há realmente como separar os dois; eles andam de mãos dadas.
     O propósito do jejum é tirar os nossos olhos de nós e o que nós achamos que são nossas necessidades e focalizarmos em Deus. Deus deve ser o foco, não o alimento nem os nossos estômagos que rosnam. Então, durante o tempo que você geralmente estaria comendo, vai num lugar sozinho e gasta algum tempo a só com Deus. Se pula uma refeição mas não ora, seu jejum não vale nada. Você não entendeu nada. Jejum é fome por Jesus. É sobre sentir Sua falta. Não é sobre provar que você pode viver sem comer. Jejum sem oração é nada mais do que, voluntariamente, passar fome e resultará em nada mais que uma dor no seu estômago. O que nós precisamos lembrar é que jejum é uma maneira de focalizar em Deus. Eu não sei sobre você, mas eu acho muito difícil focalizar Nele durante minhas atividades cotidianas. Posso ser distraído facilmente por este mundo. Então, jejum ajuda porque é um esforço intencional de focalizar em Jesus.