Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Existem Motivações erradas para Jejuar?

Existem Motivações erradas para Jejuar?

1) Para perda de peso

Não que não possa se encaixar na seção "situações desesperadas exigem ações desesperadas”, mas Deus nunca honrará a vaidade. Além do mais, não funciona. Sim, eu estava notando recentemente que estou quase alcançando um peso que eu particularmente não desejo e eu não estou muito feliz sobre isso. É engraçado que quando você é uma criança é o maior barato ganhar peso, especialmente quando você é um palito humano, manequim do cemitério, começando seu primeiro ano do ensino médio. De uma certa maneira, ganhar peso foi entendido com o equivalente a "ganhar músculos”. Hoje em dia, ganhar peso é mais como “perder músculos” num lugar no mar de gordura. "Eu tenho músculos enormes, eles estão simplesmente escondidos
atrás da minha camada protetora".
De qualquer maneira, como notei meu peso subindo, pensei, "Amigo, eu preciso perder uns quilos. Então, por que não fazer um jejum!? Mato dois coelhos com um tiro só". Felizmente meu desejo de perder peso coincidiu com uma idéia já discutida de jejuar na nossa igreja. Embora seja uma tentação, "Eu podia perder peso e parecer ‘espiritual’ ao mesmo tempo". Certamente não faria isso, pois sei que não funciona.
Deixe-me tentar explicar, em termos simples, como o corpo trabalha. Antes de você começar um jejum, o seu corpo está acostumado a uma certa quantidade de alimento que entra normalmente durante seu dia, quando você usa pra exercícios, atividades físicas e outras funções corpóreas que nós não nomearemos aqui. O seu corpo então queima as colorias que entram durante as suas atividades. Claro que estou me referindo ao mundo perfeito onde você come o que você quer e o seu corpo faz o resto te deixando com o mesmo corpo que tinha antes de ter 20 anos de idade. Este processo de queimar calorias chama-se metabolismo. Na verdade o metabolismo é um processo duplo: a primeira parte tem a ver com construir, acumulando na forma de tecidos do corpo e armazenagem de energia, e a segunda parte tem a ver com o colapso de tecidos do corpo e armazéns de energia para gerar mais combustível para as funções
corpóreas. A segunda parte é o que a maioria conhece e é entendida como metabolismo, “quanto do inimigo o meu corpo está queimando”. Todos têm um metabolismo, mas todos são diferentes. O corpo de todo mundo queima calorias em índices diferentes e isso tem tudo a ver com quanto peso você ganha. Ganhamos calorias e o corpo as queima, esperançosamente. O que acontece quando você ganha peso é que mais calorias entram do que seu corpo queima e assim você acumula "armazéns de energia” (barrigas, pneus e estepes).
Agora, vamos falar sobre o jejum como uma ferramenta de perda de peso. Como eu já disse, Deus jamais honrará seu jejum se esse for seu foco. Desculpe. Embora inicialmente você teria um tempo difícil não sorrindo no espelho quando começa a ver que perdeu peso, claro que essa não é sua intenção, mas sem dúvida, é um benefício amável. E sim, você perde peso jejuando. É física simples: você coloca nada dentro, o corpo continua queimando, e você começa a parecer um fantasma muito bem-vindo do
passado. Mas o negócio não acaba aí. "Espere. Há mais. Se você agir agora, adicionaremos um jogo de facas de graça na possibilidade de que você talvez queira perder mais peso. Que tal cortando fora teu braço esquerdo que você raramente usa".
Isto não, mas realmente existe mais. Quando você começa a jejuar, o seu corpo inicialmente não reage diferente. Continua como se tudo fosse normal, mas depois de um tempo, seu corpo começa a entender que há algo torto no Jardim do Éden. Não é somente o fato de você não tocar na fruta proibida, a questão é que você não está tocando em nenhuma fruta. Todos os tipos de luzes vermelhas começam a se acender com os alarmes disparando "Estamos morrendo! Morrendo de fome!", e bem nesse momento, o seu corpo entra num modo de defesa. Seu instinto natural para a sobrevivência começa e faz o que pode para conservar sua vida resultando num retardar drástico do seu processo de queimar calorias tentando conseguir mais de cada caloria. E isso é bom, porque no começo você podia ver uma incrível perda de peso (não que você realmente se importava), e quando seu corpo começar a se proteger, era tarde demais, você já tinha ganho a batalha... ou talvez não.
O problema em jejuar como uma ferramenta de perder peso não é algo que você necessariamente reconhece durante o período de jejum. Depois que acaba seu jejum é quando a besta levanta sua cabeça feia. Depois que completar o jejum, normalmente não demora muito para você voltar a comer como antes; ou no caso de muitos, comer muito como antes. Você tenta recompensar tudo o que você perdeu durante seu tempo de tortura.
De qualquer maneira, o que acontece é que você começa a comer normalmente, mas lembra-se de como levou um tempo para o seu corpo entender que estava “morrendo de fome”? Bem, é a mesma coisa ao voltar. O seu corpo diminuiu o fogo no fogão para conservar o que ele entendeu ser uma falta de combustível e infelizmente leva muito mais tempo para ele entender que você está, mais uma vez, comendo normalmente. Pior ainda, você vai precisar fazer algo, um tipo de exercício, para conseguir com que seu corpo, seu metabolismo, volte a trabalhar normalmente. Então o que acontece é isto:

1. você perde peso no começo do jejum;
2. o seu corpo reage e entra num tipo de hibernação, um estado de auto-preservação;
3. você acaba seu jejum;
4. você continua adiante com sua vida e comendo normalmente
5. seu corpo tem um tempo difícil ao sair do estado de auto-preservação
6. de repente você pesa mais do que antes do seu jejum

É uma história cruel e feia, e comum demais no mundo do jejum. Jejum pode trazer benefícios temporários de perda de peso, mas ao longo do tempo se você não for cuidadoso e fazer questão de fazer exercícios e ao mesmo tempo somente comer o que o seu corpo precisa, você provavelmente vai passar fome por um tempo determinado para no fim ficar maior do que antes e levar todo mundo a duvidar se você realmente cumpriu seu propósito de jejum. Para quem nunca fez jejum, é difícil explicar como ele pode resultar numa barriga.

2) Para “ganhar” ou “merecer” favores de Deus

Vou tentar deixar isso o mais simples possível para que todo mundo possa entender. Se você pensa em jejuar para tentar ganhar ou merecer favores de Deus, pode esquecer. Deus não trabalha assim. Se você pensa que esse Deus irá, numa maneira, "dever" algo a você, está muito enganado e o seu desapontamento será terrível e espantoso. Jamais haverá algo que possamos fazer para que Deus deva alguma coisa a nós. Repito, JAMAIS. Ele nunca nos deverá nada. Você não pode negociar algumas refeições por uma oração respondida nem por algo que você queira. Você não pode negociar com Deus. Ele não trabalha com trocas. "Deus, farei algo por Ti se fizeres algo por mim". Minhas crianças tentam isso comigo e geralmente não funciona, e olha que eu não sou Deus.

Jó 41:11 “Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe?
Pois o que está debaixo de todos os céus é meu”.

Romanos 11:33-36 “Como são grandes as riquezas de Deus! Como são
profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as
suas decisões? Quem pode entender os seus planos? Como dizem as
Escrituras Sagradas: "Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é
capaz de lhe dar conselhos? Quem já deu alguma coisa a Deus para receber
dele algum pagamento?" Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo
existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!

Existem bênçãos e respostas à oração como resultado do jejum, mas não é
como se estivéssemos comprando ou barganhando com Deus. Muitas vezes vai parecer
que as respostas não vêm, ou não se vê nenhum resultado óbvio do seu jejum além de talvez mais intimidade com Deus e mais disciplina na sua vida, que não é tão mau
se parar pra pensar bem.

Jejum muda-nos, não Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário