Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Seria a disciplina outro motivo para o Jejum?

Seria a disciplina outro motivo para o Jejum?

Ainda há outro motivo bíblico para o jejum. A fome é um dos apetites básicos do homem, e a gula um pecado capital. Portanto, "o domínio próprio" não tem significado se não incluir o controle de nossos corpos, e é impossível sem a autodisciplina. Paulo usa o atleta como exemplo. Para participar dos jogos este tem de estar fisicamente apto, e por isso treina. Seu treinamento inclui a disciplina de um regime alimentar adequado, sono e exercícios: "Todo atleta em tudo se domina". E os cristãos participantes da competição cristã devem fazer o mesmo. Paulo escreve sobre "esmurrar" o seu corpo (deixando-o todo roxo) e sobre subjugá-lo (conduzindo-o como um escravo). (I Co. 9:24-27) Isto não se refere ao masoquismo (sentir prazer na dor), nem ao falso ascetismo (tal como usar uma camisa áspera ou dormir sobre uma cama de pregos), nem a uma tentativa de ganhar mérito como os fariseus no templo (Lc. 18:12). Paulo rejeitaria todas essas idéias, e nós também. Não temos motivos para "punir" nossos corpos, pois são criação de Deus; mas devemos discipliná-los para que nos obedeçam. E o jejum, sendo uma abstinência voluntária de alimento, é uma forma de aumentar o nosso autocontrole.

Jejum é uma disciplina, um ato de domínio próprio, como oração e leitura da Bíblia. Sabemos que muitos de nós não nascemos como “guerreiros de oração”, independente da imagem que tentamos mostrar como a “Fulana” que alega acordar todos os dias as 3:30 da madrugada, sem um despertador, só para orar. E deixe me falar, ela só pára as 8:00 para que possa ler sua Bíblia até ao meio-dia. Não existem muitas pessoas assim. A maioria de nós temos que literalmente decidir sair da cama e "buscar ao Senhor". Não é algo que tem suas raízes no desejo, mas num sentido de dever. É a mesma coisa quando falamos de ler a Bíblia ou jejuar. Ninguém pensa em morrer de fome, quer dizer, jejuar, como algo desejável. Com certeza aqueles que treinam para correr uma maratona não acham muito divertido ou desejável correr 150 quilômetros por semana. A coisa é que eles não o fazem porque acham desejável, eles fazem porque têm um alvo;
o resultado final de completar a maratona ou até ganhar é o que eles querem, e isso a qualquer preço, bem como aqueles que verdadeiramente querem conhecer Jesus enquanto ainda estão nessa terra.

Pense bem comigo. Vai ser bem esquisito para alguns de nós quando chegarmos ao céu. Imagine a cena. Você vê um rapaz falando com todo mundo e apertando mãos e você sarcasticamente pergunta, "Quem é o político"? e alguém responde, "Aquele é Jesus". Opa! E então você pergunta ao rapaz que está ao seu lado se ele conhece Jesus e se pode te apresentar a Ele. Sim, sei que estou sendo duro talvez e quem sabe devaneando um pouco, mas sei que existe como conhecer Ele aqui e sei também que uma boa parte não O conhece intimamente. É muito como o casamento, somente dormindo ao lado do seu marido ou sua esposa não resultará num relacionamento íntimo. E colocar sua Bíblia embaixo do seu travesseiro não vai te fazer um pastor ou pregador. Acho que é por isso que Paulo nos alertou: “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”, em outras palavras, “trabalhe”. Existe um esforço do nosso lado. Vamos ver um pouco mais sobre o que Paulo diz, ele era sempre bom de acabar com a festa.

1 Coríntios 6:12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”

O que é que nos domina, isso é, nosso mestre!? Pode ser qualquer coisa. Mas vamos diretamente ao ponto, quantos de nós estamos controlados pelos nossos estômagos? E antes de você gritar, "Eu não!" permita-me fazer algumas perguntas:

Você fica irritado quando é a hora de comer e a comida não está pronta?

Você fica irritado se não tem comido por um tempo?

Você fica irritado quando não há qualquer alimento na geladeira ou quando alguém comeu o último pedaço de algo que você queria?

Você às vezes come quando não tem fome, mas somente porque é a hora da refeição?

Para muitos de nós, estas são perguntas que preferimos não responder, pois trazem uma certa quantia de incômodo e condenação às nossas vidas, coisas que nós tentamos evitar a todo custo. Mas a verdade é que fomos condicionados a dobrar os nossos joelhos ao deus onipotente chamado estômago. É ele quem manda. É a ele que nós devemos obediência. É ele quem determina o que nós fazemos e quando durante o dia. Pode mexer com qualquer coisa, mas não mexe com as refeições. Se fomos realmente, dolorosamente honestos, nós talvez admitamos que obedecemos os nossos estômagos mais do que obedecemos a Deus. Ai!

Filipenses 3:19 “O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre (estômago), e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.”

Comer, em si, não está errado, nem é o inimigo. Mas o desejo de comer que freqüentemente se acha acima de todos os outros é perigoso e aí achamos o traidor. O que nós achamos lá é um desejo que é muitas vezes mais forte do que nosso desejo de buscar a Deus. Se dado uma escolha entre tomar o desjejum e ler nossa Bíblia, uma grande maioria de nós tomaria o desjejum, pois sabemos que o desjejum é "a refeição mais importante do dia", e assim nós comemos e saímos com a promessa vazia de ler nossa Bíblia mais tarde.

O final de tudo é isto: "Quem ou o quê manda em sua vida"? Você está disposto a perder uma refeição para gastar tempo com Deus? Porque isto, meu amigo, é a essência do jejum. É algo dentro de você que fala, "Eu realmente quero passar tempo com Deus, mais do que comer, ainda que signifique que eu talvez esteja atrasado pra algo". É tão real. E mesmo no começo se não é assim, ainda é o lugar que nós esperamos chegar.
Intimidade com Deus é o resultado do nosso jejum, e a sua razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário