Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Existem Motivos para Jejuar?

Existem Motivos para Jejuar?

a) Quando você está DESESPERADO

Jejum nunca deve ser considerado um ato dos "super-espirituais". Infelizmente jejum nos olhos do crente normal é colocado na mesma categoria de andar sobre as águas ou ressuscitar um morto, sendo que jejum seria o mais difícil dos três. Mas isto está bem longe da verdade. Jejum não é algo que os "super-espirituais" fazem, mas os super-sérios.
As pessoas que jejuam são aqueles que reconhecem a sua falta de espiritualidade e santidade e sua necessidade desesperada para Deus fazer uma mudança radical neles. Jejum é um ato dos desesperados e talvez essa é a razão pela qual muitos não jejuam. A maioria de nós estamos contentes em nossos mundos pequenos agradecendo a Deus pelas bênçãos e contando aos outros que falta pouco para ouvirmos a voz de Deus no trovão. "Vocês são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos", diz o Senhor em Apocalipse 3:17. Jejum é um grito do coração, um grito por ajuda: "Deus, preciso de Ti! " E esse desespero, esse reconhecimento da necessidade Dele na sua vida, te levará a ser desesperado na sua busca por Ele. Enquanto você está satisfeito, você nunca irá jejuar.

"Situações desesperadas exigem ações desesperadas.”

b) Quando você não está satisfeito com a vida

Sim, eu entendo que admitir descontentamento é um pecado na igreja moderna. Mas arriscarei "pecar" aos olhos de um falso mundo de Barbie na esperança de atingir algo real. Não, eu pessoalmente não estou feliz com minha vida. Existe muita coisa que eu ainda estou lutando para que mude, para que o Espírito Santo transforme. Tantas coisas que eu gostaria de ser e muitas outras que eu gostaria de parar de ser; acho que essa é a crua realidade da minha vida. Numa escala de 1 a 10, eu me avaliaria em 4. E isso é somente porque estou cheio de mim. Uma avaliação honesta provavelmente avaliaria mesmo mais abaixo ainda. Mas deixe-nos fingir que eu sou um 4 e você é talvez um 6, podemos ficar satisfeitos com isso? Podemos ficar contente com nossas vidas por termos umas bicicletas de 1975, felizes ao menos de não estar andando quando existe algo como um carro (não um de plástico)? Seria um pouco ridículo estar satisfeito com algo tão longe do que nós necessitamos.
A satisfação não pode ser confundida com o contentamento que nós somos
mandados a ter pela Bíblia. O contentamento é uma coisa totalmente diferente. Veja a instrução de Paulo a Timóteo: "Mas é grande ganho a piedade com contentamento." " I Tim. 6:6."Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes." I Tim. 6:8.
Necessitamos estar contentes com o que nós temos e não reclamar. Mas se Deus oferece-nos um relacionamento mais íntimo com Ele e ser usado por Ele nesta vida, seria um pouco ridículo parar tão longe do potencial e achar uma maneira de categorizar ele como algo “espiritual”, algo erroneamente se referido como "contentamento". A verdade é que é preguiça espiritual se vender tão barato, de desistir quando o preço é alto. Além do mais, tais "declarações espirituais” enganam poucas pessoas. Pela minha parte, tenho desistido de fingir estar feliz sobre minha situação. E essa falta de felicidade, ou satisfação (como pode ser colocado), me leva a jejuar. É como eu grito alto, "Deus, o Senhor está me vendo?!? Estou desesperado! Morrerei de fome se tiver que aceitar este pecado na minha vida"! E realmente, isso é um dos maiores fatores que determina se nós jejuamos ou não. Estamos contentes em compartilhar nossas vidas com o pecado? Estamos dispostos a tentar negociar um tipo de coisa em que dividimos a nossa vida com o Espírito Santo e a nossa carne? O desejo de matar o pecado na sua vida vai te levar a jejuar, matá-lo de fome.
Você já chegou a esse ponto? Seu desespero pela santidade levou-o a atos
de “demência”?
Devemos entender que o jejum é umas das armas para se ter a vitória sobre o pecado. Imagine se cada um de nós repentinamente decidir jejuar para vencer a nossa carne. Que conceito demente! Que esperança de Deus!

c) Quando você quer ser usado por Deus

Existe nos corações de algumas pessoas esta noção louca de que Deus quer, e talvez possa usá-los para mudar o mundo; ou no mínimo, seu pequeno mundo ao redor deles. E esta realização combinada com um desejo doido de realmente fazer isso, os compele a gastar tempo jejuado, se purificando e verdadeiramente buscando Seu rosto em preparação para o que há de vir. É a realização da certeza de que o que Deus fez e fizer através deles virá dEle unicamente. Então, em vez de gastar duas horas por dia sentado diante do altar do deus do estômago, eles escolhem jejuar e buscar o rosto do Santo Deus.


d) Quando você precisa e quer ajuda numa situação

Jejum é um ato nascido da necessidade e seriedade. É como entender que, enquanto seu barco está boiando longe da praia e sua gasolina acabou, a única esperança que você tem de mais uma vez pisar sobre terra seca é se Aquele que criou o mar repentinamente enviar uma onda grande e te levar de volta. A vida está cheia de situações que cruzam nosso caminho a cada dia, mas de vez em quando passa uma da qual nós não temos nenhuma idéia de como resolver nem lidar com ela. Sabe, "Meu patrão me odeia e está determinado a arruinar minha vida". Sim, desses tipos. Então, o que você faz? Agarra um pacote de biscoitos e afoga suas frustrações em gotas de
chocolate? Bom, talvez isso é o que algumas pessoas fazem, mas infelizmente, isto geralmente não funciona. A única coisa que você consegue com essa atitude é ficar doente e talvez ganhar de volta os três quilos que levou quatro meses para perder na aula amaldiçoada de ginásticas.
A resposta correta, embora estranha ao espectador normal, seria ir a Deus em jejum e oração. O coração clamando, "Deus eu não sei o que fazer, mas sei que o Senhor sabe. SOCORRO!!!” Afinal de contas, o coração do rei está nas Suas mãos, então pode descansar sabendo que o coração de seu patrão também está nas Suas mãos. Mais do que devemos, nós gastamos tempo desnecessariamente preocupados com coisas que Deus pode resolver instantaneamente (ou quase, se Ele quiser) se nos humilharmos e procurarmos a Ele e Suas soluções com jejum e oração. E isto também vale para a salvação do mais improvável que normalmente acaba sendo o “mais que provável” e parte do avivamento.
É incrível a facilidade com que a palavra “avivamento” sai da boca de cada crente comum hoje. É quase como uma segunda natureza. São as primeiras palavras de qualquer cristão moderno de hoje ainda que eles não entendem totalmente do que estão falando nem as suas implicações. Pedir avivamento é basicamente como convidar Deus a vir e arruinar tudo. Porque quando Ele vem na forma de avivamento, Ele vem lidar com a Sua igreja primeiro e isso é marcado por uma realização assustadora de pecado e uma convicção que teria obrigado Adolf Hitler a se ajoelhar. De qualquer maneira nós temos esta idéia meio boba de que avivamento é algo divertido. Não é. É trabalhoso e dói muito. Mas é o que uma igreja apóstata e um mundo perdido precisa mais que nunca.
A sra. Ellen White, diz: “Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. ... O inimigo das almas deseja estorvar esta obra; e antes que chegue o tempo para tal movimento, esforçar-se-á para impedi-la, introduzindo uma contrafação. Nas igrejas que puder colocar sob seu poder sedutor, fará parecer que a bênção especial de Deus foi derramada; manifestar-se-á o que será considerado como grande interesse religioso. ...
Há um excitamento emotivo, mistura do verdadeiro com o falso, muito apropriado para transviar. Contudo, ninguém necessita ser enganado. À luz da Palavra de Deus não é difícil determinar a natureza destes movimentos. Onde quer que os homens negligenciem o testemunho da Escritura Sagrada, desviando-se das verdades claras que servem para provar a alma e que exigem a renúncia de si mesmo e a do mundo, podemos estar certos de que ali não é outorgada a bênção de Deus”.
Onde está avivamento hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário