Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

COMO DEVO JEJUAR?


Como devo Jejuar?

     Passos introdutórios:
1)   Determine qual tipo de jejum você vai fazer
2)   Por quanto tempo

     É uma coisa nobre jejuar, mas é bem estúpido começar sem saber quando vai
parar. Não tendo uma data para terminar o fará mais fácil desistir a primeira vez que alguém te oferece uns biscoitos frescos do fogão. "Você quer alguns biscoitos? "Uhhh, sim. Estava jejuando, mas acabei de terminar".
     Necessitamos saber quando começar e quando parar. Assim você terá um alvo. E você precisa decidir que tipo de jejum você fará, pois há muitas possibilidades. Será somente água, somente líquidos (sopas, sucos, leite), frutas, verduras cruas?
     Deixe-me enfatizar que jejum tem tudo a ver com parar de comer. Já ouvi de cada tipo de jejum imaginável:  televisão, biscoitos, chocolate, Coca-Cola, internet, etc. Eu não quero parecer uma pessoa “cri cri”, mas quando falamos de jejum bíblico, nós estamos falando de dispostamente abster-se de alimento.
     A palavra grega pra jejum é “nesteia” -- um composto de ne (um prefixo negativo) e esthio, que significa, "comer". Então o sentido básico, tirado das raízes da palavra, quer
simplesmente dizer "não comer".
     Agora a grande pergunta é, "Por quanto tempo?". A Bíblia tem alguns exemplos de tempos diferentes para jejum.

Uma noite. Daniel 6:18
Um dia. 1 Samuel 7:6; 2 Samuel 1:12, 3:35; Juízes 20:26
Três dias e três noites. Ester 4:16; Atos 9:9, 17-19
Sete dias. 1 Samuel 31:13; II Samuel 12:16-23
Quatorze dias. Atos 27:33-34
Vinte e um dias. Daniel 10:3-13
Quarenta dias. Moisés - (por duas vezes). Êxodo 24:18, 34:28; Deuteronômio 9:9, 18, 25-29, 10.10; Elias - 1 Reis 19:8; Jesus - Mateus 4:2 (Marcos 1:13; Lucas 4:2)

     A quantidade de tempo que você gasta jejuando realmente não é a coisa mais importante. Faça o que você sente que Deus pôs no seu coração. Também, não é tanto sobre o que você não está comendo, mas o que você faz quando você não come.

     "Jejum bíblico é 'não comer' com comunicação espiritual em mente".

     Jejum, na Bíblia, sempre é acompanhado com oração. Pode orar sem jejuar, mas você não pode jejuar, biblicamente, sem orar. Jejum é  abster-se de alimento por uma razão espiritual, passando tempo com Deus e conversando com Ele.

1 Reis 21:9 “Façam uma proclamação por toda a cidade, para que a população jejue e ore”.

Esdras 8:21 “Então, ali perto do rio Aava, dei ordem para que houvesse um dia de jejum. Todos nós deveríamos nos ajoelhar diante do nosso Deus e lhe pedir que nos dirigisse na nossa viagem e nos protegesse, os nossos filhos e tudo o que era nosso”.

Esdras 8:23 “Assim nós jejuamos e oramos, pedindo a Deus que nos protegesse, e ele atendeu as nossas orações”.

Neemias 1:4 “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.

Salmos 35:13 “Quanto a mim, porém, estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em oração me reclinava sobre o peito”.

Daniel 9:3 “Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza”.

Mateus 6:5 [Ensinando sobre Oração e Jejum] “Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa.”

Lucas 2:37 Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca
saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo
orações.

Lucas 5:33 [Uma Discussão sobre Jejum] “Algumas pessoas disseram a Jesus: - Os discípulos de João Batista jejuam muitas vezes e fazem orações, e os discípulos dos fariseus fazem o mesmo. Mas os discípulos do senhor não jejuam”.

Atos 13:3 “Então eles jejuaram, e oraram, e puseram as mãos sobre Barnabé e Saulo. E os enviaram na sua missão”.

     É engraçado que quando você começa a conversar sobre jejum, todo mundo automaticamente pensa em comida. Mas, por que não oração? Acho que isso é porque não achamos muito sacrifício em oração, mas quando nós não comemos, é algo digno de uma manchete no jornal de noite. Ainda assim, não há realmente como separar os dois; eles andam de mãos dadas.
     O propósito do jejum é tirar os nossos olhos de nós e o que nós achamos que são nossas necessidades e focalizarmos em Deus. Deus deve ser o foco, não o alimento nem os nossos estômagos que rosnam. Então, durante o tempo que você geralmente estaria comendo, vai num lugar sozinho e gasta algum tempo a só com Deus. Se pula uma refeição mas não ora, seu jejum não vale nada. Você não entendeu nada. Jejum é fome por Jesus. É sobre sentir Sua falta. Não é sobre provar que você pode viver sem comer. Jejum sem oração é nada mais do que, voluntariamente, passar fome e resultará em nada mais que uma dor no seu estômago. O que nós precisamos lembrar é que jejum é uma maneira de focalizar em Deus. Eu não sei sobre você, mas eu acho muito difícil focalizar Nele durante minhas atividades cotidianas. Posso ser distraído facilmente por este mundo. Então, jejum ajuda porque é um esforço intencional de focalizar em Jesus.

11 comentários:

  1. é um prazer ver o ministério do pastor Elias tendo um novo rumo através deste livro .. Deus o eterno te abençoe pastor Elias ..............seu amigo e cunhado pastor João Muniz...........

    ResponderExcluir
  2. não tirou minhas dúvidas a respeito do jejum...

    ResponderExcluir
  3. Li a página solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/.../JejumBiblico-DCloud.htm e tirei várias dúvidas sobre jejum, mas este blog me ajudou muuito, pois tenho jejuado da forma errada, e gostava de ter vários afazeres no dia do jejum pra esquecer da fome, mas preciso de mais conselhos a respeito pois tenho sido oprimida, e preciso me fortalecer para uma batalha espiritual, quero ter vitoria, meu e-mail é miladymorgani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Aprendi muita coisa com esse estudo sobre o jejem fazia de forma errada pois depois que fiz a leitura nesse estudo crei que vou fazer de foma certa,que Deus te abençoe rica e abundantemente.

    ResponderExcluir
  5. Posso jejuar por deteminadas hrs?

    ResponderExcluir
  6. que dizer que eu não posso jejuar nos meus afazeres aqui no trabalho porque vai me distrair Deus. ????

    ResponderExcluir
  7. Dioclecio 22março2014
    só-se aprende com que sabe, valeu muinto amem

    ResponderExcluir
  8. GOSTEI MUITO DAS ORIENTAÇOES, POIS CONSEGUIR TIRAR MINHAS DUVIDAS,MUITO BOM MESMO. QUE JESUS O ABENÇOE RICAMENTE SUA VIDA, EM MEDIDAS RECALCADS E TRANSBORDANTES.

    ResponderExcluir
  9. Tem uma hora exata para acorda pela manhã e começar o jejum?

    ResponderExcluir